Um estudo promovido pela Nokia revela que os utilizadores móveis escolhem e mantêm-se fiéis aos seus fornecedores de serviços móveis tendo em conta cinco factores principais: planos de chamadas, imagem da marca, oferta de equipamentos, qualidade da rede e custos.



Os dados recolhidos mostram que o factor custo tem um peso maior na aquisição de um cliente novo do que na manutenção de um cliente que já está dentro da rede. Nestes casos sobrepõem-se aspectos como a imagem de marca, qualidade de rede e as próprias barreiras à mudança e pesam menos o factor custo e os próprios planos de preços.



Antes de tomar um a decisão de mudança os utilizadores visitam várias lojas, analisam vários produtos e tentam esclarecer dúvidas sobre as diferentes ofertas, revela a pesquisa que pretende compreender melhor porque razão os clientes móveis saltam de operador em operador, provocando um efeito conhecido como churn.



Conclui-se que as camadas jovens e os subscritores recentes estão mais disponíveis para mudar e que os clientes contratuais são menos leiais do que os subscritores com assinatura pré-paga. Esta tendência é explica pela maior receptividade deste tipo de clientes a serviços mais complexos, diz o documento elaborado pela GfK que visou 3.900 utilizadores móveis em no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia e Brasil.



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