Organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), o Born from Knowledge (BfK) Ideas divulga e distingue as ideias de negócios vindas de instituições de Ensino Superior portuguesas, de modo a incentivar e apoiar o trabalho desenvolvido.

O Convento de São Francisco, em Coimbra, foi o palco para a final da quinta edição da competição, onde 8 finalistas da iniciativa, selecionados de um conjunto de 34 projetos, apresentaram os pitches das suas ideias a um júri. Entre as instituições de Ensino Superior que estiveram em competição, 12 foram universidades públicas e duas privadas. Participaram ainda 14 Institutos Politécnicos públicos e seis privados.

Clique nas imagens para conhecer os vencedores e projetos finalistas do BfK Ideas 2021

Na categoria de “Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável”, o vencedor foi o projeto Termy.co. Vindo da Escola Superior Artística do Porto, o projeto de economia circular, direcionado a construtores e arquitetos, produz placas de isolamento térmico com base em resíduos industriais e agrícolas, permitindo criar habitações mais sustentáveis e com uma pegada ecológica negativa.

O projeto All.iN. sagrou-se como vencedor na categoria “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”. Desenvolvido por uma equipa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril chega, o projeto, que tem um foco na hospedagem, tem como principal atividade a venda de pacotes e serviços voltados para a área do turismo acessível e inclusivo por meio de uma aplicação mobile.

Já na categoria “Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção” foi selecionado como vencedor o projeto Balvia. A iniciativa do Instituto Politécnico de Bragança tenciona ajudar os idosos na gestão de medicamentos e aumentar a adesão às prescrições médicas, aumentando a independência, o estado de saúde e a comunicação com os cuidadores. A solução desenvolvida é um ecossistema composto por um dispensador de comprimidos, uma smart band, aplicação móvel e website, além de um sistema inteligente na nuvem.

Por fim, na categoria “Saúde e Bem-Estar”, venceu o projeto Pick yoUR bRain. A plataforma criada por uma equipa da Universidade de Coimbra ambiciona reduzir os custos de desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, como Parkinson e Alzheimer. A Pick yoUR bRain é baseada em algoritmos de Inteligência Artificial especialmente desenvolvidos para previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação dos mecanismos biológicos das doenças.

As ideias de negócio vencedoras ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições - Norte, Centro e Alentejo - em que os participantes terão o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI e empresas, de modo dar-lhes as ferramentas necessárias para
acelerarem o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.