A Altice Labs comemora hoje, 9 de junho, o seu quinto aniversário, e reservou a assinatura de protocolos com três novas entidades, sob o lema “Transição Digital”: Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Universidade Nova de Lisboa e o Porto de Aveiro, que serão assinadas hoje em Aveiro por Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal. O objetivo do acordo é colaborar e conjugar esforços em identificar iniciativas e projetos que contribuam positivamente para o progresso das suas respetivas áreas de atuação, assim como do ecossistema onde se inserem.
Vão ser também apresentados novos projetos, igualmente ligados à transformação digital. “Com um legado de várias décadas, a Altice Labs tem sido catalisadora do desafio que o digital traz à vida das pessoas e das empresas e assume-se como pioneira nas áreas da Investigação, Desenvolvimento & Inovação”, refere a Altice Portugal, acrescentando que o Altice Labs “é uma referência no mercado global com produtos e soluções utilizadas por mais de 300 milhões de pessoas em 60 países em todo o mundo, tornando-se numa bandeira da engenharia portuguesa”.
No plano da transição digital, a Altice Labs encontra-se a trabalhar em novas tecnologias emergentes de comunicações, onde se incluem o 5G, as redes de fibra ótica, e processamento de informação, como a cloud, IA e advanced data analytics, em quatro áreas: conetividade avançada, digitalização da indústria, operações inteligentes e Smart Living, salienta a Altice Portugal.
A operadora diz que alguns dos projetos fazem parte do core da rede de telecomunicações, e por isso não são visíveis aos utilizadores comuns, mas são fundamentais para as gerações futuras de comunicações, de forma a levar inteligência a infraestruturas e serviços.
Como exemplos, destaca a evolução atual de fibra ótica dos atuais 2,5 Gbps para 25 Gbps e 50 Gbps. Refere ainda a solução de nerwork edge que vai permitir fomentar uma digitalização conectada, em diferentes verticais do negócio. Ou seja, esta foi criada para minimizar tempos de operacionalização nos clientes industriais, reduzindo a níveis mínimos a entropia nas instalações de soluções aos seus clientes, e redução para zero pelo cliente final.
Três parcerias para o ecossistema Altice Labs
A parceria com a Universidade Nova de Lisboa pretende promover a colaboração científica e tecnológica, de forma a consolidar sinergias em sistemas de cloud, big data, IA, eHealth, smart cities, aplicações para equipamentos móveis e entretenimento. Vai ser criada uma formação pós-graduada, estágios em projetos de I&D, intercâmbio de especialistas e área de empreendedorismo. A parceria foi assinada pelo reitor da Universidade Nova, João Sàágua, e contou com a presença da investigadora Elvira Fortunato.
Há ainda o novo Prémio “Investigação Nova” que passa a integrar o Altice International Innovation Award, "o maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal, na área da inovação tecnológica", diz a empresa. Este ano a sua 5ª edição conta com um prémio adicional, patrocinado pela Fundação Altice, para soluções que promovam a inserção na comunidade das pessoas com incapacidade.
Relativamente ao protocolo com a ANJE, a cooperação será ao nível do empreendedorismo, dentro do Programa ENTER de apoio a startups. A ANJE vai gerir a rede de centros de incubação em todo o país. O acordo prevê ainda a realização de programas de aceleração para a transição digital em territórios de baixa densidade, ações de mentoria relacionadas com o tema, assim como o 5G: industrialização de hardware/microeletrónica, soluções IoT, eHealth e de Data Engineering, aplicações e produtos 5G. Para assinar o protocolo esteve presente Alexandre Meireles, Presidente da ANJE.
O terceiro acordo, com o Porto de Aveiro, visa criar sinergias para a construção dos portos do futuro, os smart ports, avançando com projetos-piloto aplicados a diferentes domínios dos processos portuários, tais como sensorização, comunicação 5G em tempo real e aplicações de analítica de vídeo, apoiadas em computação no edge da rede 5G. O próprio Porto de Aveiro já tem em curso projetos de modernização tecnológica, visando posicionar-se como um smart port. Para fechar o acordo marcou presença a sua presidente, Fátima Lopes Alves.
Live!Port e smart mesh são alguns novos projetos concretizados no Altice Labs
No que diz respeito a projetos revelados durante a manhã comemorativa, o Live!Port é uma solução protótipo para portos digitais, conectados e inteligentes. Este fornece as funcionalidades necessárias para a sensorização massiva da planta e atividade portuárias, bem como a respetiva recolha, processamento, visualização e aplicação de inteligência sobre a informação recolhida
Já o projeto Smart Mesh Wi-fi, trata-se de uma solução inteligente que garante uma melhor cobertura e experiência para o cliente residencial em função da sua localização na casa a partir do router, e não do repetidor. O serviço inclui uma plataforma cloud com capacidade de despiste de problemas, gestão e analítica. Também foi apresentado o novo router Wi-Fi 6 com capacidade de 10 Gbps simétricos, isto é, com velocidades de download e upload simétricas de 10 Gbps.
Já na área de televisão foram demonstrados três projetos em Aveiro. O BOTSchool simplifica a gestão de assistentes virtuais inteligentes, multicanal, capazes de interagir com humanos e foi concebido pela Altice Labs. Neste caso, integrando de forma automática e inteligente os manuais de utilizador e de instalação da set-top-box Android do MEO para guiar, em linguagem natural e de forma intuitiva e simples, o utilizador final.
Foi também apresentado a pesquisa temática avançada na aplicação Android TV, no que diz respeito a conteúdos de televisão. Através da voz é despoletada uma pesquisa que agrega os conteúdos por tema, sem publicidade, com base em metadados, permitindo a sua visualização na aplicação. Por fim, o Insta TV, uma aplicação para partilha rápida de vídeos e fotografias no televisor. Trata-se de um serviço de vídeo-mensagens desenvolvido para o mundo da TV MEO e que permite a partilha simples de conteúdos dos telemóveis para a televisão. Esta aplicação tem como objetivo promover a proximidade de famílias e amigos através da dinâmica de partilha de conteúdos sem a complexidade e o ruído das redes sociais.
"É com orgulho que assinalamos hoje mais um aniversário da Altice Labs. São cinco anos de criação de valor por via da Inovação, com o trabalho de mais de 700 pessoas e uma rede de parceiros de referência. Agora que a Transição Digital é uma urgência do mercado, a atividade da Altice Labs em Aveiro, nos seus cinco polos nacionais e em todo o mundo é cada vez mais relevante para o futuro de uma economia e sociedade mais desenvolvidas e inclusivas. Continuamos a investir em investigação e inovação enquanto líderes, e acreditando que Portugal tem potencialidades humanas à altura para se continuar a evidenciar no Mundo da inovação", salienta Alexandre Fonseca.
A Responsabilidade Social é também um objetivo estratégico para a Altice Portugal, destacando que tem como prioridade, "de dentro para fora, através da valorização das das Pessoas Altice e do apoio às suas famílias". A empresa diz que o contributo para a educação dos filhos dos colaboradores é realizado através de subsídios de apoio aos estudos, mas também do reconhecimento do mérito dos filhos dos colaboradores que se distinguem na sua formação, através dos Prémios de Excelência. Assim, foi referido que a Altice Portugal premiou monetariamente 13 filhos de colaboradores que terminaram o ensino secundário com médias de excelência. "Um incentivo para a continuação dos estudos universitários numa aposta nas novas gerações e na educação".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários