A Hill & Knowlton promoveu um estudo junto de 400 decisores na área das tecnologias e apurou que as fontes de informação que suportam a tomada de decisões estão a sofrer uma viragem significativa.

Os blogs passaram a assumir uma importância superior aos media e quase que igualam a relevância dos analistas financeiros antes da tomada de decisões, algo que, no entender de Teresa Figueira, Directora Geral agência em Portugal, aponta para a necessidade de credibilizar as fontes online como meio de informação.

Contudo, e de acordo com os resultados do estudo, as experiências pessoais e anteriores relações continuam a superar outros factores de comunicação para 58 por cento dos inquiridos. O passa-palavra e os analistas de mercado a ocuparam o segundo lugar com 51 por cento das respostas.

A mesma percentagem de inquiridos afirma que os analistas de mercado são mais influentes na criação de short lists e 27 por cento afirmam que estes exercem maior influência na justificação dos budgets, um papel crucial em tempo de crise.

"Face a esta realidade as empresas têm que adaptar a sua estratégia de comunicação e focarem-se numa abordagem mais integrada com os influenciadores de marketing, onde o analógico, o digital e restantes canais trabalham em sintonia", diz a responsável em comunicado.

No estudo, é ainda salientada a forma como a tecnologia irá ajudar os c-suite e directores de TI de pequenas e grandes empresas a reduzir o custo de deslocações e energia nos tempos que correm.

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