A Dell anunciou hoje a assinatura de um acordo com um novo distribuidor, a Tech Data. O acordo foi assinado em Portugal e tem para já efeitos apenas no mercado português, mas a empresa espera que possa vir a replicar-se noutros mercados.


O acordo com a Tech Data dará à Dell um segundo distribuidor para o mercado português, que se junta à Databox. Recorde-se que a multinacional norte-americana tem vindo a reformular o seu modelo de negócio, passando de uma organização baseada em vendas directas para um modelo em que a venda directa está reservada aos grandes clientes, empresas com mais de 500 colaboradores. Abaixo desse universo, a Dell entrega o negócio aos parceiros. Entre estes parceiros, que vendem directamente ao cliente e a Dell posicionam-se os distribuidores.



O modelo aplica-se a Portugal, onde foi anunciado em 2008, e está a produzir bons resultados, garante João Albuquerque, director-geral da Dell para Portugal. Cerca de 40 por cento do negócio da companhia continua a resultar da acção directa da Dell, 60 por cento chega através da rede de parceiros, que é hoje composta por cerca de uma dúzia de empresas.



No terceiro trimestre do ano passado a Dell terá crescido 100 por cento no mercado de desktops empresariais, em Portugal, segundo dados divulgados pela empresa também hoje. No mercado de servidores o crescimento terá sido de 160 por cento, garante a empresa apontando dados da IDC.



Para o último trimestre do ano, informação preliminar da mesma fonte indica que as vendas da empresa na área dos desktops empresariais terão crescido 103 por cento.



Na apresentação à imprensa a Dell partilhou ainda a sua visão sobre o futuro das TI, apontando as tendências que considera centrais nos próximos anos e que também marcam o posicionamento da empresa. Virtualização, a cloud, crescimento dos dados sem precedentes, convergência e mobilidade, são as áreas onde, segundo a empresa, assenta a era digital.