A Dell chegou a acordo com a Compellent para aquisição do capital da empresa. A oferta de 27,75 dólares por acção traduz-se num valor total de 960 milhões de dólares (723 milhões de euros), que passa para 820 milhões de dólares pela agregação das holdings. O negócio permitirá à empresa reforçar competências em áreas de maior potencial de crescimento, como a computação na nuvem.



O acordo entre as duas companhias vinha sendo discutido desde Outubro e desde então já tinha permitido uma valorização das acções da Compellent próxima dos 50 por cento. Segundo um comunicado publicado pela Dell no seu site, o negócio deverá estar concluído no início do ano.



A empresa também prevê para o ano fiscal de 2012 os primeiros impactos da integração nas suas contas e assegura que a actividade do novo activo vai continuar a desenrolar-se no mesmo centro de operações. A Compellent será ainda alvo de um reforço no investimento em engenharia, suporte e capacidade de vendas para assegurar o crescimento do negócio.



A Compellent é especialista em soluções de recuperação e armazenamento para pequenas e médias empresas. Recorde-se que há alguns meses a Dell tentou adquirir uma outra empresa focada na mesma área, embora com soluções endereçadas a grandes clientes.



A 3Par foi o alvo de uma disputa com a HP, que acabou vencedora do duelo. A última proposta de aquisição desta concorrente sobre a 3Par foi de 2,07 mil milhões de dólares, valor que acabou por afastar a Dell do negócio.



Há dois anos, a Dell fez a primeira grande aposta neste mercado com a aquisição da EqualLogic.