A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que agrupa 265 companhias aéreas de todo o mundo, anunciou que entre o final do próximo ano e o início de 2008 cerca de 97 por cento das passagens aéreas emitidas por estas companhias serão electrónicas.



Com o sistema online as companhias aéreas de todo o mundo irão "poupar cerca de 3 mil milhões de dólares por ano", quase 90 por cento do total de custos dedicado à emissão de bilhetes, revelou Philippe Bruyère, director de negócios da IATA, durante a reunião anual da associação, citado pelo jornal El Mundo.



A IATA revelou ainda que em 2006 as companhias aéreas tiveram prejuízos na ordem dos 3 mil milhões de dólares, pelo que a "edução de custos em sectores como o da emissão de bilhetes de modo a conseguirem proveitos que lhes permitam enfrentar a crescente subida do valor do combustível" é uma prioridade.



A maior parte das companhias aéreas já começaram a emitir uma parte dos bilhetes de forma electrónica sendo que, até meados de Março deste ano, cerca de 61 por cento dos bilhetes comprados pela Internet são electrónicos, bem como 26 por cento dos adquiridos por outros meios.

Notícias Relacionadas:

2003-05-08 - CAA confirma que telemóveis prejudicam navegação aérea

2005-09-24- TAP e BMI vão ser as primeiras companhias aéreas europeias a testar telemóveis nos aviões