A EDP Ventures fechou o ano de 2019 com um investimento de mais de seis milhões de euros, o maior valor de sempre investido pela empresa num único ano, garante. O braço de venture capital da EDP concretizou 16 operações em startups de cinco países nas áreas da inovação digital, mobilidade elétrica e redes inteligentes.

Portugal, Espanha, Holanda, Brasil e Israel foram os países das startups em que a EDP Ventures investiu o ano passado. A nível nacional, as portuguesas Effizency (antiga Save2Compete), Drivit e Hypelabs receberam um financiamento em 2019, com as duas últimas em coinvestimento com a Instituição Financeira de Desenvolvimento.

A Effizency desenvolveu uma solução tecnológica para as utilities ajudarem as PME a reduzirem a fatura da energia através da adoção de soluções de eficiência energética, enquanto a Drivit criou um app para ajudar empresas e condutores a determinarem o seu estilo de condução e comportamento padrão. Já a Hypelabs foi responsável por um software development kit, que permite a comunicação entre diversos dispositivos sem recurso à Internet, através de uma rede mesh, aplicável a todo o tipo de objetos e a qualquer sistema operativo.

EDP investe 500 milhões de euros para “acelerar” redes inteligentes em Portugal
EDP investe 500 milhões de euros para “acelerar” redes inteligentes em Portugal
Ver artigo

2019 ficou ainda marcado pelo primeiro exit realizado a 100% na Presenso, uma startup israelita que desenvolveu uma solução de machine learning para manutenção preditiva de ativos. No ano passado, a EDP consolidou ainda a atividade da equipa de investimentos no Brasil, com três novos investimentos em empresas locais: a Dom Rock, Fractal e Voltbrás.

Em comunicado, o administrador da EDP Ventures, Luís Manuel, considera que 2019 foi um ano muito positivo. “Foi um ano excelente ao nível da nossa atividade de investimentos" afirma Luís Manuel, garantido que a empresa conta agora com mais oito startups portuguesas no portfólio.

Para este ano, o objetivo da EDP Ventures é o "lançamento de um veículo de investimento em Espanha em colaboração com entidades públicas nacionais e regionais", tendo disponíveis cinco milhões de euros para alocar aos melhores projetos. Até ao momento já estão fechados acordos para o desenvolvimento de parcerias com o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) e o Governo regional das Astúrias para co-investimento.

Energias limpas, soluções de armazenamento de energia, redes inteligentes, inovação digital e soluções ligadas aos clientes são as áreas prioritárias para investimento em 2020. Desde que foi criada em 2008, a EDP Ventures já investiu mais de 36 milhões de euros em 34 startups.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.