O primeiro-ministro anunciou ontem dois novos programas de apoio à ciência e à fixação de cientistas em Portugal. No discurso de abertura do debate mensal na Assembleia da República, Durão Barroso apresentou o programa Damião de Góis dirigido a "jovens cientistas radicados no estrangeiro que pretendam regressar ao nosso país" e o programa Pedro Nunes destinado "ao fomento da mobilidade científica". Este último, segundo Durão Barroso, será uma espécie de Erasmus à portuguesa.



O primeiro-ministro não adiantou mais pormenores sobre os dois programas limitando-se a dizer que a ciência e investigação são prioridades do Governo expressas no Plano de Acção em Ciência e Inovação que estará em vigor até 2010.



Este plano de acção que conta com dois programas centrais: Ciência 2010 - Programa Operacional da Ciência e Inovação (POCI) e Futuro 2010 - Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POSC), foi recentemente reorganizado e aprovado por Bruxelas, no âmbito da reprogramação intercalar do III Quadro Comunitário de Apoio passando a contemplar novas verbas e novas prioridades.



Durão Barroso fez ainda referência ao novo modelo de financiamento para a investigação, definido no âmbito do novo regime do mecenato cientifico e aproveitou para explicar que o Plano de Acção em causa tem como principais objectivos "aumentar o investimento público em investigação, desenvolvimento e inovação, incentivar o investimento privado, aumentar os recursos humanos qualificados, sobretudo nas áreas das ciências e tecnologias - e promover o emprego científico".



O chefe do Governo adiantou ainda que até 2006 serão investidos 40 milhões de euros em "divulgação científica junto dos jovens" com o objectivo de melhorar a opinião deste público sobre as áreas de matemática e física, incentivando o seu interesse no seguimento destas áreas.



Notícias Relacionadas:

2004-05-19 - Pagamentos do POCTI desbloqueados a partir de Setembro


2004-01-19 - Governo reforça programas para I&D com reprogramação de fundos comunitários

2004-01-19 - POSI e POCTI reestruturados e reforçados com reserva de fundos comunitários