Numa semana que começou com rumores que colocavam os fundadores do Skype a preparar uma oferta para recomprar a empresa ao eBay, o gigante dos leilões anuncia agora que no próximo ano pretende dispersar em bolsa o capital da empresa de VoIP.

O eBay comprou o Skype em 2005 por 2,1 mil milhões de euros. Desde então, a empresa continua a crescer fortemente, mas as receitas não têm acompanhado o ritmo. A intenção de realizar um IPO (Initial Public Offering) surge como forma de potenciar resultados.

"Acreditamos que explorar o Skype como uma empresa cotada em bolsa é o melhor passo para maximizar o seu potencial", explica em comunicado o presidente executivo do eBay, John Donahoe.

O anúncio já foi considerado como uma possível forma de encontrar compradores para a plataforma de VoIP, que o eBay ainda não conseguiu integrar convenientemente na sua actividade principal.

Na segunda-feira a imprensa fazia circular notícias que davam como certas movimentações dos fundadores do Skype no sentido de reunir apoios e capital para a recompra da empresa, que ao longo dos últimos anos diversificou o leque de funcionalidades do seu serviço e deu consistência a uma oferta para o mercado empresarial.