As tecnologias e produtos mais inovadores no mercado de electrónica de consumo serão a principal atracção da 2003 International CES, que começa hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos e que irá decorrer até ao dia 12 de Janeiro. Este evento é organizado anualmente pela Consumer Electronics Association e congrega características de uma feira, exposição e ciclo de conferências.



As principais novidades deste ano inserem-se no âmbito das tecnologias de redes sem fios, da televisão e do áudio digital, bem como no entretenimento doméstico. A edição 2003 da International CES, que segundo a organização é a maior de sempre na história do evento, irá abranger um espaço de cerca de 300 mil metros quadrados, contando com dois mil expositores internacionais.



Este ano será dado um grande destaque ao modo como as tecnologias sem fios estão a permitir que a convergência de produtos e o desempenho de várias funções a partir de um dispositivo. Tecnologias digitais como Bluetooth, 802.11, USB, IEEE 1394, Ethernet e TCP/IP fomentam a convergência entre os produtos para consumidores.



As potencialidades da tecnologia sem fios serão demonstradas em atracções como o The Ultimate Wireless SuperStore ou o Bluetooth Pavilion. Em simultâneo, as empresas presentes irão revelar alguns dos seus produtos mais recentes como a Gadget Camcorder da Samsung, o Wrist PDA da Fossil, a iPen Bluetooth da Finger System e o Bodylink System da Timex.



O campo do entretenimento doméstico estará representado com produtos como televisores de alta definição (HDTV), monitores de plasma e cristais líquidos de grandes dimensões, imagem digital, produção amadora de vídeos, gravadores pessoais de vídeo, sistemas audiovisuais multicanal, som surround e MP3.



As tendências mais recentes na gestão do lar, automatização, robótica pessoal e produtos de saúde e fitness serão também exibidos. Para além disso, o surgimento dos escritórios em casa e das estações informáticas será demonstrado através de redes locais LAN e tecnologia de informática pessoal como periféricos informáticos, partilha de ficheiros e de dispositivos e acesso à Internet. Os participantes irão também assistir aos mais recentes avanços na tecnologia de telecomunicações através de sistemas telefónicos multi-linha, telefones sem fios e voz sobre IP (VoIP).



Para os amantes da condução automóvel, a 2003 International CES exibe novidades na área de rádio por satélite, áudio MP3, telefones móveis, navegação por GPS (Global Positioning System), localização do veículo e dispositivos de monitorização, bem como entretenimento móvel. Como não podia deixar de ser, os dispositivos portáteis e sem fios como telemóveis, PDAs, leitores portáteis de MP3 e de DVDs marcarão igualmente presença na CES 2003.


Notícias Relacionadas:

2003-01-08 - Vendas de electrónica de consumo nos EUA atingem novos valores recorde em 2003

2003-01-06 - Microsoft renova aposta na activação de produto com Plus Digital Media Edition

2001-01-06 - Electrónica de consumo continua em alta

2001-01-02 - Intel diversifica com leitor de MP3