Elon Musk parece mesmo decidido em comprar o Twitter, a “qualquer custo”, mesmo que esteja a sofrer resistência da administração da rede social. O magnata começou por comprar uma participação de quase 10% da rede social, que lhe daria um lugar na administração executiva da empresa, cadeira que acabou por recusar. Mas desde então, o caso tornou-se uma autêntica “novela”, com o dono da Tesla e SpaceX de costas viradas com a administração do Twitter.

Ainda esta semana Elon Musk tinha lançado uma oferta hostil, destacando a necessidade de transformar o Twitter numa empresa privada. Houve quem acreditasse que a estratégia passasse por lançar uma OPA, uma oferta direta aos acionistas. A primeira, e até agora única, oferta lançada pelo bilionário foi já apresentada à administração da empresa e prevê o pagamento de 54,20 dólares por ação, o que perfaz um total de 43 mil milhões de dólares e representa uma valorização de 54%, face ao preço das ações antes de Musk ter investido no Twitter.

Soube-se no final da semana que o Twitter recebeu mais uma proposta de aquisição, desta vez da Thoma Bravo, uma capital de risco, e que a Vanguard, também da área financeira, reforçou a participação na empresa e já tem mais ações que Musk.

O magnata não parece disposto a desistir da sua intenção de compra e já aumentou a parada. Além dos 43 mil milhões de dólares, foi avançado pelo Business Insider que poderia investir do seu próprio bolso mais 15 mil milhões de dólares para reforçar a oferta. O reforço visa mitigar a estratégia de defesa utilizada contra tomadas hostis, conhecida como “Poison Pill”. Esta prevê que se um acionista conseguir mais de 15% do capital da empresa, os restantes ganham o direito de comprar novas ações com desconto. Essa medida dificultará o negocio de quem quer comprar as ações até controlar a empresa, por ter de investir mais na sua aquisição.

Elon Musk também terá pedido ajuda à Morgan Stanley para levantar 10 mil milhões de dólares para reforçar a oferta. O The New York Times reportou esta quarta-feira que o banco estaria mesmo a ajudar e a aconselhar o dono da Tesla.  No total, neste momento, de acordo com um documento submetido à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC na sigla inglesa), Elon Musk terá reunido cartas de compromisso de parceiros no valor de 46,5 mil milhões de dólares para cobrir a oferta feita ao Twitter. Desse valor, a Morgan Stanley Senior Funding avança com 13 mil milhões de dólares e um segundo empréstimo de 12,5 mil milhões de dólares. Vai ainda receber de um fundo de capitais próprios no valor de 21 mil milhões de dólares.