Embora ainda com pouca expressão, a utilização de serviços de correio electrónico em dispositivos móveis, nomeadamente telefones celulares, irá crescer muito nos próximos anos, indica um estudo do Radicati Group. Esta empresa de análise de mercado diz que actualmente apenas 2 por cento de todas as caixas de correio electrónico são móveis mas espera um crescimento substancial deste número até ao final da década.




Segundo os números adiantados pelo Radicati Group, existem actualmente 668 milhões de utilizadores de email em todo o mundo, com mais de 1,2 mil milhões de caixas de correio activas. O tráfego de email por dia atinge as 135 mil milhões de mensagens, das quais se estima que 67 por cento correspondam a spam.




O estudo prevê um forte crescimento nos serviços de acesso a email em mobilidade, cujas receitas deverão aumentar 300 por cento até 2009.



Também a área de Instant Messaging deverá registar um crescimento anual de 27 por cento nos próximos quatro anos, com o mercado de software de mensagens instantâneas a registar um crescimento de receitas de 9 por cento entre 2005 e 2009.

O relatório indica ainda que actualmente cerca de 70 por cento dos utilizadores de messaging usam sistemas públicos mas que essa percentagem irá cair para apenas 4 por cento em 2009 devido ao alargamento da utilização de sistemas de messaging empresariais que substituirão os actuais serviços.




Notícias Relacionadas:

2005-04-07 - Receitas de mensagens móveis crescem pouco até 2010 apesar de aumento acentuado no tráfego