No seguimento da visita de Cavaco Silva à Índia, a empresa portuguesa Cnotinfor selou um acordo com a Encore para o fornecimento de software educativo. À parceria assistiram o Presidente da República, o Ministro da Economia, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e o ministro indiano do Comércio e Indústria.



Numa primeira fase o software será instalado num parque informático constituído por dois milhões de computadores de baixo custo, comercializados por pouco mais de 125 euros.



Pedro Pinto, da Cnotinfor, citado pelo jornal Público, defende que com os programas educativos portugueses as crianças indianas poderão criar os "seus próprios jogos".



Depois de fazer chegar os seus produtos à Índia, a empresa portuguesa pretende levar o software a outros países sub-desenvolvidos, a começar pelo Brasil, onde são fabricadas as máquinas e onde a Cnotinfor tem dois projectos de educação inclusiva, negociados com o governo.



Em Novembro de 2006, altura em que o TeK falou com a Cnotinfor, a empresa fazia planos para a internacionalização dos seus produtos para os PALOP e Espanha, enquanto consolidava presença nos mercados britânico e brasileiro para onde já exporta soluções educativas há alguns anos.

Notícias Relacionadas:

2006-11-03 - Soluções educativas ocupam lugar de destaque no SITIC

2007-01-12 - Intel inclui sistema operativo Linux em computadores para mercados emergentes

2006-12-06 - Brasil acolhe produção de PCs de baixo custo da Intel