
As empresas portuguesas estão apostadas na optimização da segurança dos seus sistemas de informação, prevendo-se um aumento exponencial do volume de investimento neste sector.
Em 2008, o investimento das organizações nacionais nesta área terá rondado os 120 milhões de euros e o mercado promete crescer ainda mais nos próximos anos, segundo as consultoras contactadas pelo Jornal de Notícias .
“Antes visto como custo, o tema é agora um requisito base nos mais elevados fóruns de decisão empresarial”, salienta Bruno Castro, administrador da Visionware , empresa especializada na consultoria em segurança informática.
De acordo com Gabriel Coimbra, da IDC Portugal, em 2008, o investimento em programas e serviços de segurança informática, no mercado nacional foi de cerca de 120 milhões de euros, valor 20 por cento acima do registado em 2007.
Este ano, embora continue a crescer, o mercado deverá subir abaixo dos dois dígitos, na casa dos seis por cento.
O abrandamento é justificado, segundo o consultor, pela crise económica, e pela mudança de comportamentos que esta trouxe. “Por um lado, há uma maior concorrência entre os fornecedores de soluções de SI, o que levou a uma quebra do preço médio, por outro, para controlar custos, as empresas têm procurado parceiros tecnológicos para proteger os seus dados, adoptando soluções integradas em vez de programas específicos, como antivírus, por exemplo”, salienta Gabriel Coimbra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários