
O nível de maturidade na adoção da chamada computação na nuvem entre as empresas existentes em Portugal está em linha com o que acontece nos restantes países da Europa, com a larga maioria a utilizar conceitos e modelos cloud nos seus sistemas de informação.
As conclusões são de um estudo recente da Oracle, realizado pela IDG Connect, que revela que 66% dos inquiridos optou por um modelo de cloud privada, 55% por um modelo híbrido e 49% por um modelo de cloud pública, sendo que algumas empresas usam mais do que um modelo.
Como principais barreiras à adoção da cloud em Portugal 57% das empresas identificam questões de segurança, com os acessos não autorizados, a fuga de dados sobre clientes e a perda permanente de dados a surgirem entre os mais apontados. Já 53% considera a privacidade dos dados como a principal barreira.
Apesar das preocupações com a segurança, privacidade dos dados, largura de banda, flexibilidade, custos e formação dos recursos, os resultados do estudo indicam ainda que o ritmo da adoção da cloud irá continuar a aumentar e que este é um tema no topo das agendas das empresas nacionais.
O estudo para a Oracle foi realizado com base num questionário conduzido online junto de gestores de empresas nacionais dos mais diversos setores de atividade com mais de 500 colaboradores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários