O Fórum CYTED/IBEROEKA - que decorre em Lisboa até amanhã - recebe este ano um número recorde de participantes, cerca de 400, sendo uma grande fatia de origem portuguesa (164 no total de inscrições). A organização explica o interesse no evento deste ano com o tema em debate e com o facto de ser a primeira vez que Portugal recebe o evento, promotor da troca de contactos e experiências entre Portugal, Espanha e mais 19 países da América Latina.



A edição deste ano dedica-se ao tema da Sociedade da Informação sendo composta por um conjunto de painéis de discussão e apresentação de projectos apoiados pelos programas IBEROEKA e CYTED, levados a cabo por entidades que resultam de parcerias entre universidades, empresas e entidades de investigação de países pertencentes ao eixo latino-americano.



Fernando Aldana, secretário geral do programa CYTED - Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento explicou ao TeK que além dos índices de participação elevada de empresas e entidades portugueses se destacam a delegação brasileira e chilena também fortemente representadas, a par com Espanha que tem no evento uma delegação de 80 membros.



Com realidades distintas, ao nível dos esforços realizados no âmbito da Sociedade da Informação, Fernando Aldana considera que Portugal e Espanha podem ajudar os restantes países com a sua experiência e know-how, funcionando, por outro lado, como portas de entrada no continente europeu.



Segundo o mesmo responsável, a escolha do tema Sociedade da Informação para debate no Fórum deste ano tem a ver com o facto de "as TIC oferecerem a possibilidade de contribuir de forma rápida e decisiva para melhorar o bem estar das populações, contribuindo para o desenvolvimento dos países", detalhou.



O CYTED é uma iniciativa ibero-americana de cooperação científica e tecnológica com carácter multilateral criado em 1984 através de um Acordo-Quadro celebrado entre 19 países da América Latina, Portugal e Espanha.



As actividades do programa CYTED dirigem-se à investigação, organizada em redes internacionais de conhecimento e a projectos de investigação que reúnam um mínimo de seis países ibero-americanos. Nas duas vertentes cabem a transferência de conhecimentos, actividades de formação, seminários, fóruns e um conjunto de outras iniciativas.



O programa Iberoeka, por seu lado, procura responder às necessidades de internacionalização das empresas e à busca de parceiros de negócio, tendo como universo os 21 países do programa Cyted. Os principais objectivos deste programa, que já apoiou 165 empresas e 51 entidades não empresariais, são o aumento da produtividade e competitividade empresarial e a aproximação entre empresas e centros de investigação. Até final do primeiro trimestre deste ano, Portugal tinha apenas participado em seis projectos.

Notícias Relacionadas:

2004-10-17 - Fórum Iberoeka 2004 discute Sistemas de Informação em Lisboa


2004-04-13 - AdI espera mais de 300 participantes no Forum Cyted Iberoeka