Dois estudos hoje apresentados pela IDC Portugal durante o IV Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta mostram que a adesão das empresas portuguesas ao Linux tem vindo a crescer, mas que há ainda necessidade de aumentar o grau de conhecimento sobre open source. Os dados reforçam a convicção geral transmitida neste encontro promovido pela Caixa Mágica, a ADETI e a Sybase e são sustentadas em diversos casos práticos de adopção de Linux também apresentados.

Gabriel Coimbra, director de research da IDC Portugal, mostrou os resultados de dois estudos da consultora em Portugal, o primeiro dos quais realizado no final do ano passado, e que mostra a evolução da utilização do open source entre as médias e grandes empresas. Segundo os dados recolhidos numa amostra de mais de 500 empresas, 20 por cento está já efectivamente a utilizar sistemas Linux, enquanto outros 10 por cento admitem estar a analisar a sua instalação.




A Administração Pública revela mais uma vez uma taxa superior de uso do open source, com 40 por cento da AP Central e Local a responder que usa Linux, enquanto mais 40 por cento admite estar a analisar a adesão ao software, o que a curto prazo pode somar para 80 por cento o número de organismos que aderiu a plataformas abertas.




Já no início de Março a IDC realizou um outro inquérito, este junto do painel de responsáveis de sistemas de informação nas principais empresas portuguesas, onde se apurou que o grau de conhecimento sobre software open source tem evoluído de forma muito positiva. Este inquérito é realizado pelo terceiro ano consecutivo e permite avaliar por isso a evolução das respostas.




Em relação ao grau de satisfação com o uso do Linux, nenhuma das respostas mostrou insatisfação, mas nota-se uma redução do número dos que se dizem muito satisfeitos, um efeito que Gabriel Coimbra atribui ao crescimento da utilização.

Notícias Relacionadas:

2006-03-30 - Ministério da Justiça e Caixa Mágica preparam nova versão do sistema operativo Linius
2005-09-09 - Linux em trajectória ascendente nas empresas portuguesas
2005-04-18 - Linux conquista posição credível nos servidores e segmentos técnicos