
Mais de metade das empresas portuguesas (56 por cento) planeiam reduzir a despesa operacional com Tecnologias da Informação e Comunicação no próximo ano, apurou um estudo conduzido pela IDC para a Tech Data. Apenas 15 por cento das empresas inquiridas revela intenção de reforçar a despesa nesta área ao longo dos próximos 12 meses.
O mesmo documento mostra no entanto que é no setor das TIC que as empresas estão mais otimistas relativamente ao futuro. Metade das organizações inquiridas acreditam que nos próximos 12 meses o seu volume de negócios vai crescer. Trinta e oito por cento mostra-se, aliás, confiante no futuro da economia.
No setor são "contaminadas" pela baixa confiança na economia 42 por cento das empresas e estão sem qualquer confiança na recuperação económica 14 por cento das empresas, quando no resto do mercado a baixa confiança domina 53 por cento das organizações inquiridas e a total falta de confiança outras 25 por cento.
O documento produzido pela IDC, Oportunidades para as TIC no Novo Contexto Económico e Social em Portugal, conclui ainda que 40 por cento das empresas planeiam reduzir a força de trabalho em 2012, um indicador que volta a ser mais baixo no setor das TIC, onde o número de empresas que considera esta possibilidade diminui consideravelmente.
Apenas um quarto das empresas inquiridas na área das TIC admite diminuir o número de colaboradores no próximo ano. Vinte e quatro por cento deste universo de empresas tem previsões distintas e estima que o próximo ano será de reforço da equipa de colaboradores.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários