Durante todo o ano de 2003 chegaram electronicamente ao site da Direcção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) 1.673.834 declarações de impostos, um número que ficou muito perto de triplicar o valor registado no ano anterior, que se saldou em 559.960 documentos submetidos.



Em todos os tipo de impostos existentes, desde o Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) ao Imposto de Valor Acrescentado (IVA), se registaram subidas na entrega online de documentos. Embora seja verdade que o número de pessoas com acesso à Internet tem vindo a crescer, tal como a familiaridade com o meio, na maioria dos casos a justificação para tal crescimento passa pela obrigatoriedade estabelecida pelo Governo, nomeadamente para os sujeitos passivos de IRC com um volume de negócio superior 1,250 milhões de euros e também os sujeitos passivos de IRS com rendimentos empresariais ou profissionais com volume de negócios acima dos 1,250 milhões de euros.



Também os contribuintes que pagam IVA ficaram obrigados à transmissão electrónica da sua declaração periódica a partir de Agosto de 2003, no que diz respeito aos que praticam o regime mensal. A partir deste primeiro trimestre de 2004, a mesma regra se aplicará aos sujeitos passivos do regime normal e a partir de 2005, para os restantes sujeitos passivos.



Segundo dados disponibilizados a partir do site da DGCI, o maior volume de declarações de impostos entregues online diz respeito ao IVA, com o registo de 918.060 documentos, uma subida de mais de 400 por cento face a 2002. Já o número de declarações anuais submetidos electronicamente pouco mais do que duplicou, situando-se nos 285.615 documentos.



A primeira e segunda fases de entrega de declarações de IRS - respectivamente destinadas a trabalhadores por conta de outrém e por conta própria - saldou-se num total de 285.440, quando no ano passado os portugueses submeteram ao cuidado da DGCI 126.062 documentos.



Durante 2003 foram entregues electronicamente 184.719 declarações de Imposto sobre o Rendimento Colectivo (IRC), mais do que o dobro do registado ao longo do ano anterior.



Segundo os dados apresentados no site da DGCI, desde o início deste ano já foram enviadas mais de 36 mil declarações de impostos, na sua grande maioria respeitantes ao Imposto de Valor Acrescentado (35.516). Nesta altura a Declaração Anual soma 589 submissões, o IRC 322, e o IRS 189.



Notícias Relacionadas:

2002-04-16 - Entrega de declarações de IRS online aumenta 100%

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.