A Epic Games Store fez um balanço dos números de 2020 e apresentou alguns resultados muito curiosos da sua loja digital durante um ano que ficou marcado pela pandemia de COVID-19, obrigando a medidas de confinamento. Os videojogos foram um refúgio para muitas pessoas, resultando num aumento considerável para muitos títulos.
A loja digital da editora de Fornite manteve a sua estratégia de oferecer semanalmente jogos aos seus utilizadores, que uma vez reclamados podem ficar com eles para sempre. E a empresa já referiu que vai continuar com as ofertas durante 2021 e mesmo em janeiro já tivemos alguns títulos importantes como Star Wars: Battlefront 2 e Galactic Civilizations 3.
Relativamente aos resultados da loja, a empresa refere que viu um crescimento histórico da sua loja digital. Destaca os 160 milhões de utilizadores, com uma utilização diária de 31,3 jogadores ativos, num crescimento de 192%. Bateu o recorde de pico de utilizadores em 13 milhões, face aos 7 milhões registados em 2019. E só no mês de dezembro houve um crescimento de 56 milhões de utilizadores ativos, contra os 32 milhões do mesmo período em 2019.
Estes números de crescimento de utilizadores traduziram-se igualmente nas compras e também no tempo que passaram a jogar na plataforma. Foram gastos cerca de 700 milhões de dólares na loja, sendo 265 milhões faturados pelos estúdios externos, numa representação de 37% das receitas. Quanto a horas de jogo, houve um aumento de 70% em relação ao anterior ano, representando 5,70 mil milhões de horas comparado com as 3,35 milhões de horas em 2019.
A estratégia da Epic Games Store de oferecer semanalmente jogos gratuitos (por vezes mais que um), contabilizou um total de 103 títulos gratuitos ao longo do ano, avaliados no total em 2.407 dólares, com médias de pontuações de análises de 77%, segundo o OpenCritic. A Empresa refere que das ofertas foram feitos downloads totais de 749 milhões de jogos.
Foi também salientado a oferta do seu catálogo da loja: em 2019 tinha 190 jogos, no ano passado subiu para 471 títulos. A Empresa prometeu que durante 2021 vai expandir substancialmente o seu catálogo ao disponibilizar aos developers ferramentas de auto-publicação de jogos na plataforma, prometendo mais detalhes para breve.
Quanto a novidades relativas a ferramentas para os utilizadores, em fevereiro de 2020 foi introduzido a possibilidade de criar listas de desejos. Seguiu-se o suporte mods, que permitia aos utilizadores modificar alguns dos títulos da loja. A possibilidade de os jogadores poderem fazer a devolução dos jogos, a possibilidade de usar o serviço em offline, novas formas de navegar pela loja e filtros para encontrar títulos foram outras das ferramentas introduzidas ao longo de 2020, refere a Epic Games.
Para 2021 a empresa promete continuar a melhorar a loja, introduzindo as tais ferramentas de publicação para developers. A lista de desejos e os achievements vão ser melhorados para uma melhor experiência dos utilizadores. Os perfis dos jogadores e novidades ao nível de interações sociais. E claro, pretende continuar a oferecer novos videojogos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários