O programa EQUAL gerou até agora 1.300 parcerias para a realização de projectos de integração social na área da inovação. A iniciativa, que arrancou em 2001 e está agora numa segunda fase que se prolonga até 2007, já contou com um financiamento de 5,5 mil milhões de euros. Os números foram divulgados pela CE que promove e co-financia este programa de criação de emprego.



O objectivo do programa é ajudar pessoas com problemas físicos e sociais a ter uma integração mais fácil na sociedade, colocando em parceria entidades públicas e privadas para projectos na área da inovação.



Para Vladimír Špidla, comissário europeu para o emprego, assuntos sociais e igualdade de oportunidades, o projecto tem assumido um lugar fundamental na definição das políticas de emprego europeias já que ajudou a criar um laboratório de ideias para a inclusão social.



O programa contempla nove áreas diferentes: acesso e retorno ao mercado de trabalho, combate ao racismo, criação de emprego, economia social, aprendizagem prolongada, adaptação à mudança, reconciliação familiar, redução de barreiras entre sexos, integração de pessoas com internamentos prolongados.



No total, a União Europeia já contribuiu com 3,2 mil milhões de euros para a concretização do EQUAL.



Notícias Relacionadas:

2002-12-06 - Forino inicia projecto para integração de cidadãos deficientes no mercado de trabalho