A intenção é falar das ferramentas que a rede social criada por Mark Zuckerberg disponibiliza para a promoção do negócio, numa altura em que se sabe que 85% dos utilizadores mensais do Facebook em Portugal têm pelo menos uma ligação a uma página de pequena empresa ou negócio. No total o país soma 197,3 milhões de conexões, segundo dados da rede social.

Mas não será apenas o alcance local que interessa às empresas portuguesas que criam as suas páginas no Facebook, como fez questão de salientar Nerea Llorca, da área de PME do Facebook, antes de partilhar conselhos práticos sobre a utilização da rede social em benefício do negócio.

Em todo o mundo, existem hoje mais de 30 milhões de pequenas e médias empresas com páginas do Facebook. Na região EMEA somam-se acima de 7,5 mil milhões de ligações entre pessoas e PMEs. Cerca de 68% dos utilizadores mensais da rede social nesta região estão ligados pelo
menos a uma página de empresa ou marca.

"Tendo em conta a importância do Facebook, a ANPME achou que era interessante fazer uma parceria com a rede social para a realização de formações práticas gratuitas sobre a utilização desta plataforma", referiu Nuno Carvalinha, presidente da ANPME.

Além dos conselhos práticos sobre como ajudar os profissionais e empresários a encontrarem novos clientes, direcionar o tráfego para o seu site ou loja, ou apenas fidelizar clientes, estes workshops também dão a conhecer casos de outras pequenas empresas portuguesas que usaram o Facebook para fomentarem o seu negócio.

No workshop desta segunda-feira, realizado em Lisboa, coube a Diogo Cruz, partilhar o caso de sucesso da Vertty, uma empresa de toalhas de praia com 14 meses de existência que já vende para 46 países em todo o mundo com os perto de 120 empreendedores que assistiram à sessão.

A sessão de Lisboa foi a primeira de três programadas, estando a próxima marcada para amanhã, terça-feira, em Coimbra, e a terceira marcada para o Porto, para depois de amanhã, dia 29 de outubro, ambas à espera de receberem cerca de 130 PME cada uma.

Segundo Nuno Carvalinha, em declarações ao TeK, a intenção é dar continuidade à parceria estabelecida com o Facebook para no próximo ano se organizarem workshops de maior dimensão, mas sempre de componente prática.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico