Mais que um simples licenciamento dos modelos de inteligência artificial generativos da Midjourney, a Meta fechou uma parceria para uma colaboração técnica, que vai ligar as respectivas equipas de investigação. Segundo Alexandr Wang, líder da divisão de IA da Meta, “esta colaboração técnica entre as equipas é parte do nosso esforço de colaborar com as melhores empresas da indústria cujo trabalho e experiência complementem o nosso”.
Alexandr Wang diz que a Meta está “incrivelmente impressionada” pela Midjourney, pelos reais feitos técnicos e excelência estética, demonstrando o entusiasmo para trabalhar próximo com a startup. Realça o talento de classe mundial, a sua ambição no cronograma de computação. A Meta afirma que para conseguir oferecer os melhores produtos possíveis aos utilizadores, será necessário uma abordagem mais abrangente.
A Meta procura desta forma destacar-se em produtos diferenciadores, numa aposta clara na qualidade visual, de forma a marcar terreno na competição das ofertas de ferramentas de inteligência artificial, entre eles o Gemini da Google, o ChatGPT da OpenAI e o Grok da xAI. Através do Midjourney, a Meta poderá acelerar as funcionalidades criativas para os seus utilizadores e criativos de marketing, diminuindo custos de produção, ao mesmo tempo que aumenta a interação dos utilizadores com as ferramentas de IA.
Segundo a Reuters, a decisão da Meta fechar uma parceria com a Midjourney pode estar ligada à reorganização do seu Superintelligence Labs, depois de diversos funcionalidades seniores terem deixado a empresa, assim como a receção morna ao seu último modelo de IA open-source, o Llama 4. Como referido, a colaboração é mais que um licenciamento, é um cruzamento de conhecimento técnico entre as duas equipas de investigação.
A dona do Facebook tem objetivos de oferecer mais serviços de criação de imagens através de IA nas suas redes sociais. Isso significa que, cada vez mais, o feed do Instagram ou Facebook serão preenchidos com partilhas de imagens e vídeos feitos com IA. A funcionalidade de criar imagens com IA está a ser adicionada gradualmente a todos os utilizadores, numa nova opção quando se cria um post. No WhatsApp e Instagram também está a ser adicionada.
Para esclarecer os termos da parceria, o fundador da Midjourney, David Holz, disse na sua conta na rede social X que a empresa continua independente, mantendo-se como um laboratório de investigação financiado pela comunidade, sem investidores e a trabalhar em diversos projetos ambiciosos focados em oferecer novas funcionalidades.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários