A Agência Nacional de Compras Públicas - ANCP - fechou dois novos acordos quadro para o fornecimento de equipamentos informáticos e prestação de serviços de seguro automóvel.

No caso do material informático, e tendo em conta as quantidades médias anuais de equipamentos adquiridos pelo Estado, estimam-se poupanças de 12 milhões de euros anuais face aos preços estipulados no contrato público de aprovisionamento anterior.

Todas as condições podem ser melhoradas, assim como as poupanças previstas, através da consulta dos co-contratantes parte no acordo quadro, já que todas as propostas devem igualar ou ser de valor inferior às apresentadas nos concursos públicos realizados.

É de recordar que no espaço de um ano a ANCP já fechou seis acordos quadro. As áreas abrangidas são o serviço móvel terrestre, combustíveis rodoviários, papel e economato, cópia e impressão e agora equipamento informático e seguro automóvel.

Para Abril está prevista a entrada de novos acordos quadro destinados à área de licenciamento de software, veículos, energia, higiene e limpeza e plataformas electrónicas de contratação pública.

Segundo a ANCP, os novos acordos irão abranger cerca de 80 por cento das despesas públicas transversais, esperando-se um impacto positivo na redução e racionalização da despesa pública. No total, esperam-se poupanças de 150 milhões de euros.