Considerando as recomendações dadas à população portuguesa para evitar saídas à rua, limitadas a compras de supermercado, farmácia e outros bens essenciais, muitos estão a optar por encomendar online. O problema é que os supermercados e serviços de compras eletrónicas não estão preparados para a enchente das solicitações dos utilizadores, e a experiência não será aquela que certamente estaria à espera.

Apesar de terem sistemas bem oleados, pois há muito tempo que disponibilizam as compras online, com entregas em casa, grandes superfícies como o Continente, o Auchan e serviços como o Mercadão estão superlotados. Se quiser fazer compras no Continente, por exemplo, caso tenha a sorte de manter a ligação ao website, vai ter uma previsão de entregas das compras de pelo menos duas semanas.

O hipermercado refere ainda algumas alterações no sistema de entrega, como por exemplo, a suspensão da recolha de sacos de plástico para reciclagem. No entanto, será creditado o valor dos mesmos no Cartão Continente, caso tenha efetuado a devolução total dos sacos na encomenda anterior. Os funcionários da empresa passam a deixar a mercadoria à porta dos clientes, visto que estes não vão entrar como habitual nos domiciliários. Os pagamentos devem ser feitos através de cartão de crédito, MB Way ou PayPal, evitando a troca de dinheiro no ato de pagamento.

O Auchan também adotou o mesmo sistema de entregas, deixando à porta de casa as encomendas dos clientes, que apenas podem pagar online, através do website ou a aplicação. Outra medida aplicada pela empresa, de forma a agilizar a preparação das encomendas, é o sistema temporário de substituição automática dos produtos que não estejam disponíveis. Os clientes devem verificar no momento da entrega, e caso não concordem com as substituições podem devolver ao funcionário.

O Mercadão, através do qual se podem fazer compras no Pingo Doce, também está a verificar um elevado pico de procura na sua plataforma online, deixando o alerta aos seus clientes de que algumas zonas podem estar com a sua capacidade de entrega cheia, havendo nesta fase atrasos pontuais, assim como ruturas de stock. De salientar que a plataforma Mercadão tem várias lojas, para além do Pingo Doce, para encomendas online.

A empresa afirma que está a ajustar a oferta de janelas de entrega de uma forma diária, destacando que está a recrutar personal shoppers, sobretudo para as áreas de Lisboa e Porto.

No website do supermercado do El Corte Inglês é referido que as faixas de entrega para os próximos sete dias já se encontram completas. Nesse sentido, não é possível fazer agendamentos neste momento, ficando a promessa de estarem a trabalhar para melhorar a situação dos seus clientes.

De um modo geral, nota-se o tráfego acentuado nos websites dos supermercados, ora muito lentos ou simplesmente a não abrirem.