Realizado pelo sétimo ano consecutivo o estudo de um investigador da Universidade de Brown sobre as práticas de eGovernment de países de todos os continentes projecta este ano Portugal para sétima posição, numa subida de 41 lugares face à posição alcançada no ano passado. O relatório Global e-Government 2007 (disponível em PDF) melhora também a posição relativa do país na Europa, onde fica em segundo lugar.

Ao todo o investigador analisou 1687 sites de 198 países dos cinco continentes, avaliando a prestação global em termos de eGovernment e o desenvolvimento por regiões mas também a evolução de cada país.

O relatório avalia a disponibilidade de publicações, bases de dados e o número de serviços online, atribuindo classificações de 0 a 100 de acordo com o nível de serviço e informação encontrado.

O país mais bem classificado no ranking deste ano foi a Coreia do Sul, com 74,9 pontos, o que significa que cumpre quase três quartos dos requisitos a nível de disponibilização da informação, acesso dos cidadãos, acesso aos portais e fornecimento de serviços online. Entre os top10 encontram-se também Singapura, Taiwan, Estados Unidos, Grã Bretanha, Canadá, Portugal, Austrália, Turquia e Alemanha, por esta ordem, mas todos com uma classificação bastante mais reduzida do que a Coreia do Sul.

Apesar destas classificações individuais a América do Norte continua a ser a região mais desenvolvida, com 45,3 pontos, seguida pela Ásia com 39,5 pontos e a Europa Ocidental, com 36,8 pontos. No fundo desta lista encontra-se o continente africano com 26 pontos.

Embora colocado em sétima posição, Portugal obteve menos de 50 pontos na classificação de países, fixando-se nos 43,8. As melhores classificações foram obtidas nos critérios de Publicações e bases de dados - ambos com 100 pontos, seguindo-se a utilização de língua estrangeira - com 95 pontos e ainda os serviços online e a política de privacidade - com 79 pontos cada.

A análise melhora também a posição relativa de Portugal face aos congéneres europeus, colocando o país em segundo lugar nos serviços de eGovernment, logo atrás do Reino Unido, a par do qual é o único da Europa a figurar entre os melhores 10.

Notícias Relacionadas:

2007-07-09 - Portugal reúne segundo maior número de candidaturas a prémios de eGovernment