Foram hoje oficialmente criadas duas agências que vão gerir projectos de investigação financiados pelo orçamento comunitário. A expectativa é que a European Research Council Executive Agency e a Research Executive Agency possam ajudar a impulsionar o investimento em I&D, que continua abaixo das metas definidas para a Europa.

As duas agências vão gerir orçamentos de cerca de 13,5 mil milhões de euros, 7 mil milhões do programa Ideias do 7º Programa Quadro que fica a cargo da European Research Council Executive Agency e 6,5 mil milhões do programa Marie Curie.

O plano para a criação das agências foi recentemente aprovado pela Comissão e o Parlamento Europeu e são uma das linhas definidas no âmbito do 7º Programa Quadro para melhorar a eficiência da gestão da investigação. A ideia é que os cientistas possam dedicar-se mais à investigação gastando menos tempo e dinheiro com questões burocráticas.

A Research Executive Agency vai ainda gerir o processo de recepção e organização de propostas para avaliação que só em 2007 se elevaram a 27.000 e exigiram o envolvimento de 8.000 especialistas.

Notícias Relacionadas:

2007-04-04 - CE avança com Livro Verde sobre Espaço Europeu de Investigação