Os estudos e relatórios que recentemente apontaram falhas na disponibilidade de competências digitais na Europa nos próximos anos estão a preocupar a Comissão Europeia, atenta ao facto destas "e-skills" serem fundamentais para garantir a competitividade europeia a nível de inovação e produtividade mas também a empregabilidade. Estas preocupações deram origem à definição de uma agenda para endereçar o problema onde se pretende obter a participação de Estados-membros mas também da indústria de TI, ensino e associações sindicais.

"A falta de pessoas qualificadas em TIC vai atrasar o desenvolvimento de novas aplicações de TIC na economia e afastar investimentos de biliões de euros para economias emergentes mais dinâmicas, onde centenas de milhar de engenheiros são qualificados a cada ano", lembra Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade de Informação e Media. Esta responsável acrescenta ainda que a iliteracia digital ainda se mantém para 40 por cento da população europeia, um factor de peso na exclusão digital. "Não podemos continuar a desperdiçar o talento de milhões de europeus deixando-os fora da sociedade de informação", sublinha em comunicado.

As acções vão assentar sobretudo na promoção de maior conhecimento nesta área, pela troca de informações e de boas práticas, formação de professores e campanhas dirigidas aos educadores para aumentar a formação em TIC. Pretende-se ainda assegurar o desenvolvimento de acções e ferramentas de apoio, como uma plataforma de competências a nível da Europa, um portal específico e a classificação de qualidade de formação desenvolvida ao nível da indústria.

A nível da empregabilidade e inclusão social será lançada a iniciativa e-Inclusion em 2008, que pretende reduzir a exclusão digital, mas são ainda encorajadas iniciativas de responsabilidade social nas empresas. O eLearing e o seu potencial de formação estão também na lista.

A Comissão pretende ainda organizar uma conferência no final de 2008 onde os vários participantes neste plano terão oportunidade de apresentar os resultados obtidos e discutir medidas futuras.

Notícias Relacionadas:

2006-06-20 - Portugal entre os quatro países da UE com menor literacia digital
2006-06-12- Ministros da União Europeia comprometem-se com metas da iniciativa de e-Inclusão

2006-01-31 - Plano de literacia digital da Microsoft para a UE forma um milhão de portugueses em TI