Porto-Vigo e Évora-Mérida (no corredor Lisboa-Madrid) estão na lista das estradas europeias que vão entrar nos primeiros testes para estradas ligadas e automatizadas na Europa, na sequência de um acordo anunciado no final da semana passada.

Três comissários europeus estiveram envolvidos nas negociações que contaram com o compromisso dos estados membros e da indústria para iniciar os testes em várias estradas, incluindo os corredores Portugal-Espanha já referidos, mas também Metz-Merzig-Luxemburgo; Roterdão-Antuérpia-Eindhoven; o corredor entre a Noruega e a Finlândia, conhecido como a E8 Aurora Borealis que passa entre Tromsø e Oulu; e ainda a Nordic Way, entre a Suécia, Finlândia e Noruega.

tek map carros autónomos

O acordo surge na sequência de uma carta de intenções que tinha sido assinada em março por 27 estados membros mais a Noruega e Suíça, depois de um convite da Comissão Europeia para desenvolver a área de condução autónoma.

A Comissão Europeia criou um grupo de trabalho nesta área, o GEAR 2030 que tem vindo a desenvolver uma série de análises e estudos para a automatização da mobilidade na Europa, especificamente relacionadas com carros ligados e carros autónomos, duas áreas onde a Europa quer investir, mas mantendo debaixo de olho as questões ambientais e da segurança e privacidade.

Esta semana - entre dia 16 e 22 de setembro - a Europa assinada a EUROPEANMOBILITYWEEK, que conta com a adesão de mais de 200 vilas e cidades e que já está na 16ª edição. A semana da mobilidade promove uma utilização mais sustentável de transportes, com incentivo ao uso de bicicletas e car sharing, um sistema que pode tirar mais carros da estrada.