Apesar de 72 por cento dos europeus com idade igual ou superior a 16 anos - mais de 190 milhões de consumidores - possuírem e utilizarem um telemóvel, apenas 24 por cento dos assinantes de telefones celulares na Europa afirmam que estão dispostos a pagar para utilizarem aplicações através dos seus aparelhos sem fios, indica um novo estudo da Forrester.



A empresa de análide de mercado sugere que o SMS (Short Message Service) é o único verdadeiro serviço que não é de voz pelo qual os consumidores europeus estão dispostos a pagar actualmente. O estudo também indica que embora a posse de telemóveis WAP tenha aumentado para 23 por cento este ano, apenas três por cento dos utilizadores de telefones celulares que suportam a tecnologia tiram partido das funcionalidades que oferece.



Não obstante o reduzido interesse por parte dos consumidores em funcionalidades acrescidas para os seus telemóveis, as operadoras e fabricantes de equipamento pretendem adicionar mais capacidades e serviços na esperança de que algum deles desperte a procura e se torna na aplicação essencial da próxima geração de comunicações móveis.



A Forrester aconselha por isso estas empresas a apostarem nos jovens consumidores do sexo feminino que utilizam os seus aparelhos como fonte de entretenimento e profissionais executivos do sexo masculino que estão sobretudo interessados nas funcionalidades de comunicação.



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