O número de computadores pessoais a ser utilizados na União Europeia cresceu cerca de 16 por cento em 2000 passando de 93 para 108 milhões, a confirmar esta tendência aproximadamente 35 por cento da população europeia com mais de 15 anos tinha um computador de secretária em casa enquanto que 5 por cento possuía um portátil. Estes são dados apresentados pela Eurostat – a entidade responsável pelas estatísticas da comunidade europeia – que assegura que para além dos PCs também a utilização da Internet e telefones móveis continua a crescer na Europa.



Os dados revelados têm como base uma pesquisa levada a cabo pela International Telecommunication Union – ITU – e revelam que o número de subscritores de operadores móveis na União Europeia é de 63 por cada 100 habitantes – isto apesar do abrandamento deste sector em 2000. Em relação à Internet o número de casas com ligação subiu 30 por cento em 2000 e mais 28 por cento no ano passado, alcançando os 13,5 milhões em Janeiro último, existindo em todo mundo cerca de 140 milhões.



Perante esta situação os ministros responsáveis pela pasta das telecomunicações da União Europeia adoptaram no passado dia 25 de Março, em Bruxelas, uma resolução que visa facilitar o acesso de 37 milhões de pessoas com necessidades especiais na Europa que enfrentam várias dificuldades para aceder às tecnologias da informação.



De salientar que o Conselho Europeu tinha já aprovado, anteriormente, duas tomadas de decisão neste âmbito apresentando depois, em Setembro do ano passado, algumas modificações aos textos, nomeadamente a necessidade de promover iniciativas no âmbito do Plano de Acção eEurope e de alargar o IDA – programa de troca electrónica de dados entre administrações introduzido em 1999 – à Turquia e a Malta.



De acordo com o Comissário europeu para a Sociedade de Informação e Empresas, Erkki Liikanen, o programa IDA deverá desempenhar um papel de primeiro plano na implementação do governo electrónico nos vários países europeus.



Notícias Relacionadas:

2002-03-27 - APDC discute estado das tecnologias e serviços para cidadãos com deficiências

2002-03-13 - IDC aumenta previsões de vendas mundiais de PCs para 2002

2002-02-28 - Avaliação dos sites do Estado aponta falhas na acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais

2001-12-01 - Portugal pouco preparado para o eGovernment

2001-08-30 - Número mundial de internautas com ligações domésticas perto dos 460 milhões

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.