Os habitantes de Évora já podem usufruir da sua rede de transportes públicos de forma mais rápida e simplificada. É a primeira cidade de Portugal a integrar a forma de pagamentos contactless, seja através de cartões bancários, smartphones ou smartwatches, nas viagens, dispensando a aquisição dos bilhetes e títulos de transporte. O projeto, que tinha sido anunciado em outubro, resultou de uma parceria entre a Mastercard, a Trevo: rede de transportes rodoviários de Évora, a Viva Wallet e a Ubirider.

O sistema pretende facilitar as viagens sem a necessidade de descarregar qualquer tipo de aplicação. E o sistema assenta numa solução universal, o que significa que qualquer passageiro, seja português ou estrangeiro, podem utilizar diretamente do seu cartão bancário ou smartphone. O objetivo do projeto foi melhorar a mobilidade urbana no país, incentivando os habitantes e passageiros a adotarem os sistemas de pagamento inteligente. A iniciativa será mais tarde expandida a outras cidades e regiões geográficas do país.

Este tipo de pagamentos, conhecido como Contactless EMV já se encontra disponíveis em outras cidades a nível mundial, sendo o Grupo Barraqueiro o primeiro a introduzir em Portugal na cidade de Évora. Os clientes da Trevo têm acesso ao serviço através da plataforma de mobilidade como serviço da Ubirider e pagamentos através da rede Mastercard.

Já pode pagar e carregar os passes Lisboa Viva/Navegante a partir da app Pick Hub
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Através deste sistema de pagamento, os utilizadores podem integrar e combinar diferentes meios de transporte e de mobilidade, incluindo os autocarros, comboios, partilha de boleia, trotinetes, estacionamento e outros serviços. Através da aplicação Pick Hub é possível planear as viagens através de mais opções e fazerem os pagamentos dos seus bilhetes, caso desejem.

Do lado dos prestadores de serviços, a aplicação Pick oferece as funcionalidades e ferramentas críticas para as suas atividades, assim como as informações de pagamentos, por exemplo. E no caso dos transportes públicos, podem integrar e migrar os seus sistemas de gestão de passageiros e bilhética para o novo ecossistema de pagamentos contactless. A simplificação do processo pretende incentivar a uma maior utilização dos transportes públicos.

Entre os objetivos traçados pela Trevo para este projeto encontra-se a capacidade de atrair e reter mais passageiros, reduzir o uso de automóveis na cidade e diminuir a pegada de carbono em Évora. O seu sistema permite o acesso a informação em tempo real dos transportes para planear as viagens, tais como o tempo dos trajetos, localização dos autocarros e horários estimados de chegada, ajudando ainda o embarque e desembarque dos passageiros. O sistema liberta ainda os condutores de efetuar as cobranças dos bilhetes.

Por fim, a adoção deste formato contactless pretende contribuir para a sustentabilidade ambiental, ao reduzir a circulação de bilhetes físicos, por norma em plástico.