A HP Portugal está a construir um centro de dados de serviços em Évora, que irá implicar um investimento de cerca de dois milhões de euros. A estrutura, desenvolvida em parceria com a DECSIS, deverá estar operacional no próximo mês de Abril.

O centro de dados está a ser construído no Parque Industrial e Tecnológico, na zona onde vai ser instalado o futuro Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) e uma incubadora destinada a empresas de base tecnológica.

Com as obras a decorrer desde Dezembro passado, num terreno cedido pela autarquia, a estrutura vai incluir "tecnologia de última geração no que respeita aos consumos de energia, climatização, aproveitamento de águas residuais", entre outras vertentes, refere a Câmara Municipal de Évora, num comunicado citado pela Lusa.

O projecto das duas empresas prevê ainda a criação de um centro de investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao abrigo de um protocolo entre a HP e a Universidade de Évora. "Esta infraestrutura tecnológica poderá constituir um projecto âncora no desenvolvimento de um ecossistema gerador de conhecimento e estruturante para o desenvolvimento das TIC no Alentejo", considera a autarquia.

O centro de dados vai exigir mão-de-obra "altamente qualificada", pretendendo implementar "infraestruturas tecnológicas inovadoras potenciadoras da fixação local do conhecimento". A Câmara de Évora assegurou ainda que, por ficar localizado junto ao PCTA e à incubadora de empresas, este investimento vai "criar sinergias e potenciar a componente tecnológica e de inovação destes equipamentos".