Mais de 60 mil pessoas estarão presentes esta semana em Los Angeles para
assistir ao maior evento da indústria de videojogos, que em 2003 deverá
registar vendas no valor de 30 mil milhões de dólares, a Electronic Entertainment Expo (E3), que irá decorrer de 14 de Maio - quarta-feira - a 17 de Maio - sábado.

Ao contrário dos anos anteriores, que foram marcados pela novidade dos jogos online e pelo surgimento das consolas da nova geração, este ano o evento deverá assistir a um crescimento dos rumores e boatos sobre a redução dos preços das consolas Xbox, PlayStation 2 e GameCube por parte da Microsoft, Sony e Nintendo.

Tendo a empresa de estudos do mercado de entretenimento NPD Funworld previsto que as vendas de jogos cresceram apenas três por cento durante os dois primeiros meses deste ano, as produtoras de jogos necessitam de disponibilizar mais consolas aos consumidores de forma a impulsionar o seu negócio, sendo que a única maneira de isso acontecer é através de grandes cortes no preço das máquinas.

As reduções de preços são a estratégia habitual para comercializar
hardware que está a ficar velho. Em termos do mercado norte-americano, este Natal será o quarto para a PlayStation 2 e (comercializada a 199 dólares nos EUA e a 249 euros na Europa) e o terceiro para a Microsoft Xbox (com o mesmo preço que a PS2) e a Nintendo GameCube (disponível por 149 dólares nos EUA e 199 dólares).

Alguns analistas acreditam que as maiores fabricantes de consolas irão
anunciar reduções de preços na conferência E3, mas outros receiam que os
cortes não irão ocorrer antes do Outono. Se os cortes forem atrasados, isso poderá prejudicar as projecções financeiras da indústria de software.

A exposição abre na quarta-feira, mas o programa começa logo amanhã de
madrugada - segunda à noite em Los Angeles - quando a Microsoft irá realizar uma conferência de imprensa que se prevê que tenha como objectivo anunciar uma série de actualizações ao seu serviço de jogos online Xbox Live.

No dia seguinte, a Sony e a Nintendo irão organizar à mesma hora eventos
destinados a demonstrar os mais recentes jogos para as suas consolas. A tarde será marcada pelo anúncio de novos títulos de entretenimento por parte da Konami e do dispositivo de
telefonia e jogos N-Gage
pela Nokia.

Foram montados no recinto desta exposição salas e pavilhões especiais
dedicados à indústria de jogos do Reino Unidos, Coreia do Sul, Austrália,
Canadá e Hong Kong, para que as empresas aí presentes possam tentar
obter uma parte de um mercado global dominado pelos Estados Unidos e Japão. Entre os jogos que deverão despertar maior interesse serão os shoot'em up Doom III e Half-Life 2, o título de corridas de carros Gran Turismo 4 da Sony e o jogo de acção Halo 2 da Microsoft.

Notícias Relacionadas:
2003-02-06 - Nokia
desvenda consola móvel N-Gage

2002-08-29 - Sony e
Microsoft diminuem preço das suas consolas

2002-04-22 - Nintendo desce preço de GameCube para 199 euros
2000-05-10 - Feira
dos jogos começa hoje