Depois do cancelamento do Mobile World Congress, que deveria realizar-se esta semana em Barcelona, devido ao surto de Coronavírus, já há outros eventos tecnológicos de realce a serem vítimas de cancelamento. Desta vez foi o Facebook a cancelar o seu próprio evento tecnológico, o F8 Developer Conference devido às mesmas razões, tal como a empresa explicou no seu blog.

A empresa de Mark Zuckerberg afirma que foi uma decisão difícil de fazer, pois o F8 é um evento muito importante no seu calendário, assim como um dos favoritos para celebrar as novidades tecnológicas com o mundo. No entanto, a prioridade está na saúde e segurança dos funcionários e parceiros que fazem o evento acontecer. A tecnológica ainda ponderou alternativas, realizando um evento limitado e inclusivo, mas chegou à conclusão de que o mesmo não faria sentido sem a comunidade internacional a participar. A empresa irá fazer streams e outros meios de revelar as novidades nas próximas semanas.

Outra mensagem importante no cancelamento é o compromisso do Facebook com a cidade de São José, onde se realiza o evento. Todos os anos a empresa doa parte dos bilhetes do F8 para as organizações locais que puxam pela indústria tecnológica. E para compensar, este ano a empresa fará uma doação a dobrar, de 500 mil dólares.

Para além do MWC e do F8, outro evento tecnológico que está também a sofrer os efeitos do Coronavírus é o Game Developers Conference. O Facebook e a PlayStation já tinham revelado não marcar presença no evento que reúne produtores em São Francisco, durante os dias 16-20 de março. Agora foi a vez da Microsoft a anunciar a sua ausência no evento. “Depois de uma revisão aos planos das autoridades globais de saúde, tomámos a difícil decisão de cancelar a participação no GDC”, refere a empresa em comunicado.

A Microsoft vai, no entanto, colmatar a sua presença física com um evento digital entre 16-18 de março com os conteúdos que tinha planeado para o GDC, sob o nome Gamestack. Na programação constam tecnologias de produção de videojogos e de cloud, com suporte a demos tecnológicas. Vai haver painéis de discussão com alguns líderes da indústria dos videojogos sobre diferentes temas. A empresa vai também mostrar atualizações dos seus estúdios de jogos, incluindo a Double Fine, inXile, Compulsion, Rare, Obsidian e Undead Labs, assim como novidades sobre Minecraft e Gears of War.

De salientar ainda que o GDC deixou de contar também com a presença da Kojima Productions, a produtora de Hideo Kojima de Death Stranding, assim como a Unity Technologies, a responsável pelo motor Unity, um dos mais utilizados na produção de videojogos. Conforme explica no seu blog, a empresa vai mostrar online as novidades que tinha preparado para o evento.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.