O Facebook voltou às compras. Desta vez para adquirir uma empresa responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação que usa a geolocalização para permitir ao utilizador saber quem está à sua volta, com gostos e interesses semelhantes aos seus. O objetivo do Glancee é facilitar novos contactos.



O serviço ganhou popularidade na última edição do festival norte-americano South By Southwest. O TeK falou dela nessa altura, numa montra que deu conta de algumas das tecnologias que marcaram esta edição 2012.



Agora os responsáveis confirmam no site que a empresa foi adquirida pelo Facebook, dando conta da sua satisfação e da oportunidade criada pelo negócio de passar a desenvolver produtos para um universo de 900 milhões de utilizadores.



Entretanto a aplicação, que tinha versões para a App Store e para o Google Play, já deixou de estar disponível nestas plataformas, permitindo perceber que os planos do Facebook não passam por manter a estratégia de desenvolvimento que a empresa seguia até agora.



O Facebook, que hoje inicia o seu road show junto de investidores, para em breve dispersar capital em bolsa, tem nos últimos tempos concretizado vários negócios, comprando empresas que representam valor acrescentado para os serviços já disponibilizados pela rede social, ou concorrência.



O Instagram, o maior negócio de sempre da empresa criada por Mark Zuckerberg, estará neste segundo grupo. Levou recentemente a rede social a pagar mil milhões de dólares pela sua aquisição.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira