A empresa de capital privado Elevation Partners comprou 120 milhões de dólares (98 milhões de euros) em acções do Facebook a accionistas privados, o que valoriza a empresa para 23 mil milhões de dólares - ou 19 mil milhões de euros.

A compra representa a segunda ronda de investimentos por parte da Elevation através de mercados secundários, dando à empresa uma participação de 1,5 por cento na rede social mais popular do mundo.

Próximo dos 500 milhões de utilizadores, o "negócio" criado por Mark Zuckerberg gerou entre 700 e 800 milhões de dólares de receita em 2009, o que faz com que seja vigiado de perto por investidores desejosos por uma oferta pública de venda.

Recorde-se que em Abril o Facebook proibiu os seus funcionários de venderem acções da empresa a investidores externos, excepto durante períodos específicos - o que segundo fontes citadas pela Reuters não acontece neste momento.

O fundo participado pelo vocalista dos U2, Bono Vox, terá adquirido o último conjunto de acções numa série de transacções durante os últimos dois meses, indicaram as mesmas fontes.

A empresa já tinha comprado 90 milhões de dólares de acções do Facebook em Novembro passado, valorizando a empresa em 9.000 milhões de dólares. Os dois investimentos da Elevation no Facebook representam uma valorização combinada de 14 mil milhões de dólares.

Nenhuma das empresas se manifestou oficialmente, até ao momento, sobre a transacção, que foi inicialmente avançado pelo TechCrunch.