A Farfetch descontinua no final deste mês a linha de negócio dedicada aos produtos de beleza, inaugurada no ano passado. Segundo informação avançada pela Vogue Business, que garante ter tido acesso a uma nota interna, confirmada por várias fontes, dia 31 de agosto será o último em que o unicórnio de origem portuguesa, fundado por José das Neves, comercializa estes tipo de produtos.
Para preparar a entrada neste segmento a Farfetch tinha comprado em janeiro de 2022 a Violet Grey, um retalhista especializado em produtos de cosmética de gama alta. Em abril lançou a sua própria loja online de produtos de beleza, com um conjunto de marcas selecionadas. A aposta parece não ter dado os resultados desejados e a companhia decide agora recuar e abandonar um segmento em que já tinha tentado entrar.
Como recorda a Vogue Business, a primeira abordagem ao segmento dos produtos de beleza foi feita ainda em 2016, altura em que a empresa anunciou uma parceria com a britânica Space NK, que acabou por não durar.
Um investidor nesta área contactado pelo site de moda sublinha que o modelo de negócio que a Farfetch explora é difícil de aplicar a este segmento, marcado por “restrições e acordos de distribuição rigorosos" que limitam os retalhistas com quem é possível trabalhar, para preservar os canais de venda onde as marcas querem estar.
Para além disto, na cosmética e na perfumaria, a experiência sensorial continua a ter o seu peso e as lojas exclusivamente online continuam a ter uma desvantagem face aos concorrentes que permitem um primeiro contacto real com os produtos, refere-se igualmente.
Os documentos consultados pela Vogue Business indicam que o negócio online de venda de produtos de beleza adquirido no ano passado pela Farfetch vai continuar no grupo, mas funcionando apenas como marca autónoma. Outras fontes indicam que a Farfetch tem planos para vender a Violet Grey e para encerrar também o departamento de beleza da Browns, uma loja de luxo britânica detida pelo grupo.
A Farfetch é especialista em vestuário e acessórios de moda de luxo, que comercializa através da sua plataforma e loja online desde 2007. Encerrou o ano de 2022 com uma queda de 76% nos lucros, para 344,8 milhões de dólares. Já as receitas registadas no ano passado foram as melhores de sempre da companhia com sede no Reino Unido e chegaram aos 2,3 mil milhões de dólares, mais 3% que em 2021.
Nos primeiros três meses deste ano, a empresa acumulou prejuízos de 174 milhões de dólares, menos 77% que em igual período do ano passado. As vendas, no entanto, continuaram a crescer e avançaram 8% no período em análise, para 556 dólares.
A Farfetch é uma empresa cotada na bolsa de Nova Iorque desde 2018, com clientes em 190 países, segundo a própria e mais de 3,9 milhões de clientes ativos. Ainda não comentou oficialmente esta saída do segmento de beleza.
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