A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Secretariado Nacional para a Reabilitação e a Integração das Pessoas Com Deficiência assinam hoje um protocolo que tem como objectivo a criação de uma linha de financiamento para apoiar projectos de "investigação e desenvolvimento tecnológico nas áreas da deficiência e reabilitação", detalha uma comunicação do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior.



A iniciativa tem uma dotação de 225 mil euros, dos quais 150 mil são da responsabilidade da FCT e os restantes 75 mil da responsabilidade do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.



O financiamento será distribuído em função dos resultados de um concurso público dirigido a investigadores ou equipas de investigação de "instituições com curriculum científico em domínios de relevância", a lançar no próximo ano e que irá visar "projectos de investigação sobre questões no domínio da reabilitação e integração das pessoas com deficiência", explica o mesmo comunicado.



Na data em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência o acordo entre as duas entidades pretende promover o desenvolvimento equilibrado dos projectos nesta área, garantir a multidisciplinaridade dos trabalhos financiados na área da reabilitação e desenvolver sinergias em áreas complementares.



No caso da promoção de sinergias o comunicado refere especificamente um trabalho mais próximo entre ensino superior e empresas.



Contactado pelo TeK, o Gabinete de Comunicação do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior explica que a iniciativa já estava em marcha e não deverá ser afectada pela actual situação política de queda eminente do Governo.



Notícias Relacionadas:

2004-05-18 - FCT abre novo concurso para financiamento de projectos de I&D

2002-03-27 - FCT inaugura espaço público de atendimento a investigadores