Convidado a integrar o novo Governo que hoje toma posse, Manuel Fernandes Thomaz confirmou à Agência Lusa que será o secretário de Estado do recém-nomeado ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce.



Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorado em Química Física na Universidade de Sheffield, Reino Unido, Fernandes Thomaz ocupa actualmente o lugar de vice-reitor da Universidade Moderna.



Este responsável ministerial integrou o último governo do PSD, tendo sido indigitado secretário de Estado da Ciência e Tecnologia em 1991, uma área tutelada na altura pelo Ministério do Planeamento.



A partir de Novembro de 1995, retomou funções como professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, tendo pedido a aposentação em Março de 2001. Desde Abril desse mesmo ano que exerce funções de vice-reitor da Universidade Moderna de Lisboa.



O novo secretário de Estado foi professor de Física e História das Ciências nas Universidades de Lourenço Marques, Aveiro, Algarve e Beira Interior, vice-reitor da Universidade de Aveiro (1980-86) e vice-presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica (1988-89), organismo extinto antes de tomar posse no elenco do XII governo constitucional.



Também integrou várias comissões e grupos de trabalho do âmbito do Ministério da Educação em domínios como a gestão e formação de professores, presidiu ao grupo de trabalho que propôs a Comissão Nacional da UNESCO e presidiu à Sociedade Portuguesa de Física entre 1990 e 1992.



Notícias Relacionadas:

2002-04-02 - Ministério da C&T do PS dá lugar a Ciência e Ensino Superior de Pedro Lynce