A Internet e as ferramentas que esta oferece são um auxiliar precioso no que toca a manter e alargar as chamadas redes sociais, beneficiando essas relações, ao contrário do que inicialmente alguns previam. As conclusões são da Pew Internet & American Life e resultam da análise do estudo "The Strength of Internet Ties", conduzido em dois momentos distintos, entre 2004 e 2005, nos Estado Unidos.



Os resultados do estudo confirmam que, ao invés de desaparecerem, as chamadas comunidades de indivíduos estão antes a transformar-se, deixando de estar concentradas em aspectos como a proximidade geográfica. O email surge assim, segundo a Pew & Internet, como uma ferramenta de "glocalização": liga amigos e familiares distantes, mas também vizinhos e colegas de trabalho.



Igualmente ao contrário do que se pensava, as ferramentas electrónicas não reduzem as outras formas de contacto, nomeadamente a pessoal e telefónica. "Quanto mais as pessoas se vêem e telefonam, mais emails enviam, e vice-versa", garantem os responsáveis pelo estudo.



Dos dados reunidos conclui-se também que o correio electrónico permite que os utilizadores mobilizem muito mais rapidamente a sua rede, quando necessitam de algum tipo de ajuda, enquanto a Web lhes permite reunir informação e argumentos que sustentem decisões importantes.



O estudo da Pew & Internet revela ainda que enquanto os norte-americanos sem acesso à Internet mantêm uma rede social de maior proximidade afectiva com cerca de 30 pessoas, a média no caso dos internautas é de 35.



Notícias Relacionadas:

2005-11-03 - Adolescentes americanos utilizam a Internet para criar ou partilhar conteúdos

2005-07-28 - Cerca de 87 por cento dos jovens americanos usam a Internet

2005-06-22 - Um em cada seis internautas norte-americanos já utilizou webcams