Fundada em 2018 por Dev Subrata e André Elias, a Fidel API é uma plataforma de infraestrutura financeira global que permite aos programadores construir experiências programáveis no momento em que uma transação bancária ocorre em qualquer cartão de pagamento. A empresa fornece ferramentas para criar produtos personalizados em tempo real em cartões de crédito, sendo utilizada por startups através de empresas globais como a Google, Royal Bank of Canada e British Airways, em mercados como a América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e Médio Oriente.

A empresa tem escritórios em Londres, Nova Iorque e Lisboa. No nosso país, o Hub tecnológico foi criado em 2018, contando atualmente com 52 colaboradores. Durante 2022 a empresa pretende duplicar a equipa em Portugal, estando a contratar para diversas funções, com foco em engenharia e produto, numa clara aposta no talento nacional de Tecnologias de Informação.

Segundo Carlos Vilhena, diretor de Engenharia da Fidel API, são utilizados os serviços de empresas como a MasterCard e a Visa para desenvolver ferramentas para potenciar diversas soluções, incluindo recibos digitais, atribuição de clientes, fidelidade e recompensas, gestão de despesas comerciais e gestão financeira pessoal, numa “oferta de produto única no mercado”, disse o engenheiro ao SAPO TEK.

Fidel API - Carlos Vilhena
Carlos Vilhena, diretor de Engenharia da Fidel API

Explicando o que a torna diferenciadora, “enquanto que em produtos de Open Banking se oferecem soluções de acesso a dados presentes no extrato bancário, a nossa solução permite ter acesso a dados relativos a cartões de pagamento”. Diz ainda que, por norma, há sempre um atraso até as transações aparecerem no extrato bancário e os dados disponibilizados são muito limitados. “A solução da Fidel API permite aos programadores terem acesso a dados bastante granulares disponibilizados pelas redes de cartões de pagamento, em tempo real”. Nesse sentido, com os dados em tempo real, a empresa diz que os programadores podem construir soluções mais intuitivas, com valor acrescentado e relevância aos seus utilizadores.

Cultura organizacional da Fidel API liberta colaboradores de horários ou local de trabalho

Quanto ao contributo da equipa portuguesa, o foco da representação da Fidel API em Portugal é em produto e engenharia. “Quase toda a nossa equipa de engenharia está em Portugal neste momento. No total, estas áreas representam à volta de 50% do total de colaboradores da organização”. Carlos Vilhena diz que estas equipas são essenciais ao desenvolvimento da plataforma da Fidel API, seja na expansão dos seus produtos existentes, como de novos a serem desenvolvidos.

Um dos aspetos importantes focados pela empresa é a sua cultura organizacional, afirmando que os colaboradores “têm dias ilimitados de férias”. Carlos Vilhena explica que a cultura da empresa não se prende a um lugar ou um horário, “mas sim à confiança que depositamos nos profissionais que contratamos”. Refere que desde o primeiro dia da contratação que tenta construir um ambiente de trabalho flexível onde todos podem gerir o seu próprio calendário e objetivos, mas ao mesmo tempo que entreguem o melhor trabalho possível.

“O desempenho não é medido por horas acumuladas ou pelo cansaço ao final da semana. Na Fidel API, trata-se de consistência, flexibilidade e, mais importante ainda, da qualidade tangível do trabalho que realizamos”. Carlos Vilhena afirma que o facto dos seus profissionais terem acesso a dias ilimitados de férias faz parte do próprio conceito da sua organização, uma extensão da liberdade considerada como necessária para desenvolver um produto final de excelência.

Fazendo uma análise ao talento em Portugal, que tem atraído muitas empresas a construir hubs tecnológicos, Carlos Vilhena reconhece essa densidade de talento como incrível. “Somos um dos melhores países do mundo em termos de talento tecnológico e temos um sistema educativo excelente que produz, todos os anos, em várias regiões do país, talento altamente qualificado”. Reforça ainda o espírito empreendedor, aliado a um “growth mindset”, referindo como uma combinação perfeita para uma empresa que está em crescimento acelerado.

Outras características diferenciadoras para a Fidel API, ou para uma startup onde há necessidade de mudança e adaptação a novas realidades em curtos espaços de tempo, é a capacidade de adaptação, a atitude positiva, assim como a excitação em aprender coisas novas que o talento português demonstra.