
Um estudo da Portugal Fintech dá conta do impacto do isolamento devido à pandemia da COVID-19 nas startups de tecnologia financeira, destacando a queda nas vendas, o adiamento da execução de projetos e consequentes pagamentos como as principais consequências desta crise no sector.
Os números do questionário efetuado demonstram que 71% das startups fintech tiveram uma quebra significativa nas suas vendas e 29% afirmam ter perdido um valor igual ou superior a 50% das suas receitas. É ainda referido que as startups que estavam a angariar capital tiveram de parar o processo ou estão a experienciar um abrandamento significativo no mesmo.
A Associação apresentou algumas soluções para acelerar a execução dos projetos, passando pela associação das fintechs aos grandes grupos da indústria financeira para ultrapassar a pandemia e acelerar a digitalização da indústria.

No diagnóstico efetuado pela Portugal Fintech, as principais dificuldades das startups apontam o processo de decisão dos clientes, a falta de visibilidade das suas soluções perante os incumbentes e a falta de um canal de cooperação entre os mesmos. Considerando que as startups têm poucas receitas, mas grande potencial tecnológico para acelerar e melhorar a digitalização da indústria financeira, assume-se como prioridade a criação de pontes entre as fintechs e os bancos, que necessitam dessa tecnologia.
Para exemplificar e dar visão ao potencial tecnológico das startups, foi criada uma lista, a Fintech Solutions List, que funciona como catálogo de soluções para alavancar os canais digitais dos incumbentes e fazer o matchmaking entre as fintech, a banca e as seguradoras. Foi sugerido a abertura digital de contas, a digitalização de assinaturas, soluções de otimização de seguros, tais como por exemplo, seguros automóveis com modalidades de pagamento “pay-per-mile”, uso de inteligência artificial para gerir elevados picos de tráfego nos canais digitais de customer service. A digitalização de processos de recebimento de pagamentos é outra solução proposta.
Para apresentar as soluções, vai realizar-se um webinar gratuito (mas requer inscrição no seguinte endereço), na próxima quarta-feira, 22 de abril, às 15:00.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários