Começa hoje, oficialmente mais uma edição do Fórum Iberokea, que este ano se realiza pela primeira vez lugar em Portugal, desde que se iniciou em 2000, decorrendo sob a temática "Sociedade da Informação na região Ibero-americana". Esta iniciativa internacional constitui um instrumento de oportunidade dirigido ao sector empresarial com vista ao incentivo da cooperação no campo da I&D.



A organização do evento está a cargo do CYTED - Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento e da AdI, enquanto organismo gestor do Iberoeka em Portugal, funcionando em articulação com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e Ensino Superior (GRICES), organismo signatário do Programa CYTED.



Com a organização do evento em Portugal, que decorre até ao dia 19 de Outubro, na FIL, e para o qual se aguardam cerca de 400 participantes, a AdI pretende incentivar a internacionalização da investigação tecnológica em TICs desenvolvida a nível nacional, divulgar a oferta tecnológica portuguesa em TICs e afirmar o país como parceiro privilegiado de intermediação de parcerias em TICs entre a América Latina e Europa, diz em comunicado. Difundir as políticas, estratégias nacionais e comunitárias junto dos agentes económicos presentes para a dinamização da sociedade da informação nos sectores relacionados com as TICs, é outra das metas da organização portuguesa.



A primeira edição do Fórum Iberokea teve lugar no Rio de Janeiro, no ano 2000, e foi dedicada ao sector Agro-alimentar, passando por Havana em 2001 onde se centrou nas questões da Saúde, Indústria Farmacêutica e Biotecnologia, pelo Uruguai em 2002, dedicado aos Materiais, até ao Chile, que ocorreu em Outubro deste ano sob o tema da Aquicultura. Nestes anos, o "Fórum CYTED Iberokea tem vindo a comprovar-se como um mecanismo privilegiado de fomento de novos projectos de cooperação entre empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico", assegura a Adi no comunicado de imprensa.



O CYTED é definido como uma iniciativa internacional de cooperação científica e tecnológica de carácter multilateral e de âmbito ibero-americano. Criado em 1984, mediante a celebração de um Acordo-Quadro entre 19 países da América Latina, Portugal e Espanha, o Programa CYTED tem como membros observadores a CEPAL, OEA, UNESCO e o BID.



Notícias Relacionadas:
2004-04-13 - AdI espera mais de 300 participantes no Forum Cyted Iberoeka