Foi inaugurado no passado dia 23 de Abril em Montpellier, França, o primeiro Centro de Inovação Grid para clientes da IBM. Localizado no Centro de Soluções Técnicas Avançadas fará uso das tecnologias Grid, ou computação em grelha, onde se inclui a Arquitectura Aberta de Serviços em Grelha – OGSA.



Para além de promover o desenvolvimento de aplicações-protótipo Grid, terão ainda lugar no Centro demonstrações da capacidade desta tecnologia – que estarão disponíveis via intranet da IBM para todos –, workshops e sessões técnicas nas quais os clientes poderão contactar com os peritos Grid da IBM de modo a esclarecer todas as dúvidas.



De acordo com a IBM, a implementação das tecnologias de computação em grelha vai permitir às empresas poupar em custos de computação, melhorar a colaboração entre empresas ou organizações dispersas em vários locais e resolver problemas que até hoje se pensava serem impossíveis de eliminar.



Baseado em standards abertos, como a OGSA, este Centro está igualmente preparado com clusters Linux a correr em servidores IBM eServer xSeries e IBM eServer pSeries, incluindo o eServer P690, estando também equipado com o servidor de armazenamento Shark com os programas IBM DB2, IBM Websphere e Tivoli.



Estes equipamentos e produtos encontram-se ligados à Internet através do programa Grid de empresas como a Avaki, a Platform Computing, Nice e Science Computing, assim como pelas tecnologias Grid da Globus e da Unicore.



Como complemento destas ligações, o Centro de Inovação Grid será também conectado ao supercomputador BlueGrid da IBM que liga laboratórios de investigação localizados nos EUA, Israel, Suíça, Japão e Inglaterra.



Notícias Relacionadas:

2002-03-22 - IBM trabalha com laboratório governamental para desenvolver computação em grelha

2002-02-19 - IBM e Microsoft apostam em projecto de computação em grelha para serviços da Web

2001-08-02 - IBM vai apostar em redes de computação através da Internet