A France Telecom deverá alienar em breve a posição de 20% detida na Sonaecom, relata hoje o diário francês L'Agefi. A venda da posição detida no operador português será concretizada no âmbito de uma revisão que o incumbente tem vindo a fazer do seu portfólio de operações a nível europeu.



De acordo com o jornal, o negócio anunciado pela operadora na semana passada na Áustria terá sido o primeiro passo nessa revisão de ativos, que agora seguirá para Portugal. Na Áustria a France Telecom vendeu ao grupo Hutchison a posição de 35% que detinha na Orange Áustria. O negócio, que deverá estar concluído em meados deste ano, depois de recebidas as devidas aprovações regulatórias, permitirá à operadora encaixar cerca de 70 milhões de euros.



No que se refere a Portugal, a intenção agora atribuída à France Telecom já vinha sendo referida na imprensa nacional há algum tempo e tinha sido admitida pela empresa, pela primeira vez, em maio. Voltou à atualidade por diversas vezes desde essa altura.



Ainda em setembro do ano passado o CEO da empresa reafirmava a intenção de venda do ativo português, numa entrevista à Bloomberg. Stephane Richard dizia na altura que a intenção era concretizar a venda "o mais rápido possível".



"Estamos em conversações próximas com os acionistas maioritários destes ativos", negociações atribuídas às posições detidas em Portugal e na Áustria, conforme citava o Jornal de Negócios.



A posição detida pela France Telecom na Sonaecom valerá qualquer coisa como 90 milhões de euros, de acordo com a informação publicada pelo diário francês.



Contactada pelo TeK, a Sonaecom remeteu para a nota que em setembro a Sonae, acionista de referência do grupo de telecomunicações, enviou à CMVM sobre o tema, na sequência da entrevista do CEO da France Telecom.



Nessa altura a Sonae dizia o seguinte: “na sequência de notícias vindas a público atribuindo declarações a altos responsáveis da France Télécom relativas a conversações com acionistas maioritários de determinadas empresas
participadas, com o objetivo de eventual alienação dessas participações, a Sonae informa que não existe qualquer conversação ou negociação mantida com a FT sobre a posição dessa empresa na Sonaecom”.



Na mesma nota a empresa acrescentava que “consequentemente, aquelas declarações só poderão estar relacionadas com processos relativos a outras participações minoritárias do grupo FT".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira