A France Telecom anunciou a sua intenção de adquirir a totalidade da Equant, prosseguindo a sua estratégia de abordagem integrada ao mercado empresarial. A empresa de telecomunicações francesa quer integrar a base de clientes internacional da Equant, assim como as suas redes de distribuição e telecomunicações, para além dos conhecimentos na área de tecnologia de redes IP.



Detendo actualmente 54,2 por cento da Equant, a France Telecom está a propor a compra da sua filial de serviços de telecomunicações por 564 milhões de dólares, o equivalente a 4,2 euros por acção, ou seja mais 16,7 por cento sobre a cotação da empresa na sexta feira passada e 15,4 por cento sobre o valor de bolsa há um mês atrás, especifica o operador histórico francês.



"A nossa proposta constitui uma excelente oportunidade para os accionistas da Equant", afirma Michel Combes, director financeiro da France Telecom, em comunicado de imprensa. O mesmo responsável assegurou que o negócio dará à Equant uma base financeira "sólida" e recursos "mais importantes" de modo a que esta possa oferecer "as soluções mais avançadas aos seus clientes que esperam uma maior integração".



A aquisição dos 45,8 por cento da Equant que a operadora francesa ainda não possuía será seguida de uma distribuição do produto da venda aos accionistas da filial processo após o qual a Equant deixará de cotar em bolsa.



Em comunicado, a France Telecom ressalva ainda que a transacção proposta não terá qualquer impacto sobre a sua política de distribuição de dividendos nem modificará o seu objectivo de que a relação entre a sua dívida e o seu EBITDA sejam inferior a dois no final de 2005, segundo as normas contabílisticas francesas.


Notícias Relacionadas:
2003-10-31 - Equant quer crescer na área de integração de serviços
2001-03-23 - Comissão aprova negócio entre France Telecom e Equant