A Fujitsu anunciou hoje que está a desenvolver conversações com a IBM no sentido de estabelecer um acordo de cooperação para o sector de software e em produtos como servidores. De acordo com declarações do porta-voz da Fujitsu à agência Reuters, ambas as empresas começaram as explorar a possibilidade de alianças em nichos de mercado e na cooperação em áreas alargadas nos campos do hardware e software.



O grupo japonês está actualmente a tentar formar alianças e planos de reestruturação de forma a combater a quebra de vendas de chips e produtos electrónicos e simultaneamente manter uma quota de mercado no sector de serviços e software para computadores, em particular no mercado japonês.



A Fujitsu, é o terceiro maior fabricante mundial de chips de memória flash e o segundo maior construtor de computadores pessoais no Japão. Actualmente a Fijitsu e a IBM são os principais fornecedores de integração de sistemas e de outros serviços informáticos para empresas no Japão, um dos mercados mais lucrativos do sector tecnológico.



Segundo o diário ecónomico Nihon Keizai Shimbun, esta aliança pode proporcionar mais de 30 mil milhões de ienes (54 milhões de contos ou 273 milhões de euros) de redução de custos anuais para as duas empresas no que toca ao desenvolvimento de software , se actuarem em conjunto, e existe a possibilidade da IBM partilhar a sua tecnologia no campo dos servidores com a empresa japonesa.



Notícias Relacionadas:

2001-09-12- Fujitsu quer vender sucursal americana

2001-08-20 - Fujitsu inicia plano de reestruturação e despede 16.400 empregados

2001-05-30 - IBM em parceria com NEC, Hitachi e Fujitsu