Fujitsu e Toshiba anunciaram hoje a conclusão do negócio para a fusão das suas áreas de telefonia móvel. As empresas dão, assim, por terminado o processo dado a conhecer a 17 de Junho, com a divulgação da assinatura de um memorando de entendimento.

O acordo entre as duas empresas prevê que a Toshiba transfira a sua unidade de telemóveis, com a respectiva equipa de cerca de 400 funcionários, para uma joint venture controlada pela Fujitsu.

Está igualmente estipulado que a nova empresa deverá iniciar operações a partir do próximo mês de Outubro, e espera-se que se torne rentável no fim do primeiro ano de actividade. A joint venture, deverá comercializar um total de 7,5 milhões de telemóveis até Março de 2012, valor 14 por cento acima do registado actualmente pelas vendas em conjunto.

Com a criação da nova empresa, estamos perante a emergência do segundo maior fabricante de telemóveis do Japão, o que permitirá à Fujitsu e à Toshiba reforçarem a sua posição no mercado e dividir os custos associados ao desenvolvimento de inovação nesta área.

"A parceria na área da telefonia móvel irá permitir à Fujitsu e à Toshiba fortalecerem as suas plataformas de desenvolvimento de terminais para o mercado japonês, permitindo-lhes criar produtos mais competitivos", referiam as empresas num comunicado conjunto, quando dera a conhecer a assinatura dos princípios de entendimento.

A fusão consubstancia mais uma tentativa da concorrência para contestar o domínio da Nokia e da Samsung, sendo que recentemente também a NEC, a Hitachi e a Casio anunciaram a reunião das suas áreas de negócio de telemóveis.